Nesta quarta-feira, 30/07, a delegacia sindical do SINTEST-RN em Santa Cruz-RN, realizou uma importante atividade de formação voltada aos técnico-administrativos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), reunindo cerca de 30 servidores.
O evento contou com a presença dos coordenadores da delegacia sindical, Marizal da Silva, Joseneide Costa e Mariza Pereira, além do servidor Mateus Lacerda, integrante do Conselho Fiscal do SINTEST-RN. Representando a direção estadual do sindicato, esteve presente o coordenador jurídico Wellington Soares, que reforçou a importância de ações como essa para fortalecer a luta por valorização da categoria.
Wellington abriu a atividade alertando os servidores sobre os graves riscos da Reforma Administrativa e reforçando a importância da mobilização da categoria diante dos constantes ataques ao serviço público. Ele destacou que a proposta vem sendo “patrocinada” pelas federações do comércio e da indústria, setores que não representam os interesses da população nem dos servidores públicos. Além disso, criticou o fato de que os sindicatos — legítimos representantes dos servidores — e a sociedade civil, principais afetados pelas mudanças, não foram ouvidos no processo de construção da reforma.
Em seguida, Viktor Gruska, servidor da UFRN e membro da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC/FASUBRA), ministrou uma palestra sobre a implantação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).
Gruska apresentou a metodologia utilizada na construção do instrumento, seus pressupostos, diretrizes, critérios para concessão, rol de itens avaliáveis, procedimentos de análise e os prazos previstos para a implantação. Discutiu-se também as implicações do RSC para servidores aposentados, além dos aspectos previdenciários e jurídicos envolvidos no tema.
Ao final, a atividade foi aberta para perguntas, permitindo o esclarecimento de dúvidas e a troca de informações com os participantes.
O SINTEST-RN segue empenhado em promover ações que fortaleçam a formação, o engajamento e a organização da categoria em todos os campi da UFRN.
Fotos:





