IMG_1906

Os professores Francisco Odolberto, José de Arimatea e Ludimilla Oliveira ficaram frente a frente no primeiro embate na corrida para assumir a reitoria da universidade.

Durante mais de duas horas os dois candidatos a reitor, os professores Francisco Odolberto e a José de Arimatea, e a candidata à reitora, professora Ludimilla Oliveira, tiveram a oportunidade de expor as suas propostas para comandar a UFERSA nos próximos quatro anos. Foi durante a realização do primeiro de quatro debates com os reitoráveis, que o SINTEST-RN, numa ação conjunta com a ADUFERSA e o DCE, vão promover com os candidatos e candidata que disputam a reitoria da Universidade. O primeiro, ocorrido na noite desta terça-feira (29), no Ginásio de Esportes da UFERSA Mossoró, foi mediado pelo advogado e professor da UERN, Lúcio Ney.

“É um momento importante quando se antecede mais uma consulta prévia a comunidade acadêmica para indicar o nome do próximo dirigente da instituição”, afirmou o coordenador setorial da delegacia sindical do SINTEST-RN, Allyson Bezerra, frisando a imparcialidade das três entidades no que se refere às candidaturas postas. A comunidade acadêmica prestigiou o debate ouvindo atentamente as propostas dos candidatos.

No primeiro bloco, os postulantes a reitor e a postulante a reitora apresentaram suas metas. Para o Odolberto, o principal foco serão as pessoas. Ludimilla, preparar a universidade para o futuro e, Arimatea, a consolidação do crescimento institucional. No segundo momento, os candidatos fizeram perguntas entre si. A assistência estudantil foi tema sorteado para o professor Arimatea perguntar ao professor Odolberto. Já o professor Odolberto questionou a professora Ludimilla sobre infraestrutura e, a professora Ludimilla perguntou ao professor Arimatea sobre pesquisa e pós-graduação.

O terceiro bloco foi destinado às perguntas das entidades para os candidatos. O SINTEST-RN abordou a valorização profissional dos servidores técnico-administrativos. A ADUFERSA, a conjuntura nacional com o cenário de desestabilização da universidade pública e, o DCE optou por abordar sobre a questão da inclusão e da diversidade.

No quarto bloco foram sorteadas três perguntas da plateia que foram respondidas pelos candidatos. A primeira abordando o tema mobilidades discente, a segunda a autonomia estudantil e, a terceira, planejamento administrativo organizacional. O quinto e último bloco ficou para as considerações finais dos candidatos.

A plateia, formada principalmente por simpatizantes das candidaturas, aprovou a iniciativa da promoção dos candidatos à reitoria da UFERSA. “Deu pra ter uma noção melhor sobre o que cada um pensa para a universidade. Muito positivo e divertido também”, opinou Alan Pinho Santos Júnior, estudante de Ciência e Tecnologia. Outro que saiu satisfeito foi Luan de Lima Freire, estudante de Engenharia Mecânica. “Debate muito bom, esclareceu muitas dúvidas. Gostei”, afirmou.  “Muito proveitoso. Deu para perceber a real proposta dos candidatos, o posicionamento que cada um tem para os próximos quatro anos. Muito produtivo”, considerou Alberto de Oliveira Lima, estudante de Ciência da Computação.

Ao concluir os trabalhos, o mediador, os candidatos e a candidata a reitor/reitora também consideraram a iniciativa como positiva. Abaixo, na íntegra, o depoimento de cada um.

“O debate é um momento de confronto de ideias entre os candidatos. A comunidade acadêmica da Ufersa é quem ganha, ela vai conhecer o que pensa cada candidato. O debate alcançou o seu objetivo, com cada candidato de forma democrática, livre, com regras pré-estabelecidas tiveram a oportunidade de externar o que pensam, expondo problemas e propostas caso venham ser eleitos. Eu julgo de forma bastante positiva. Parabenizo as entidades promotoras, como também a toda comunidade da UFERSA. Espero que dentro do respeito à contradição, a UFERSA possa escolher entre os dois candidatos e a candidata, aquele ou aquela merecedora da confiança que possa engrandecer cada vez mais a instituição”. (Dr. Lúcio Ney – Mediador).

“Foi uma maravilha no que constam as propostas. Agente espera que os próximos debates sejam focados nas propostas e não mais em agressões de qualquer natureza. É isso que queremos para uma comunidade acadêmica sólida, não precisamos criar dicotomias, entre nenhum grupo – professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. Acho que o exercício da democracia começou hoje e acredito que os próximos debates serão ainda melhores”. (Professor Francisco Odolberto – Candidato a Reitor).

“Faço uma avaliação positiva. Esse momento sempre tem que ter. É um momento importante para a discussão da universidade, em alguns momentos os ânimos se acirram, de um lado ou de outro, mas faz parte da democracia. O direito de expor os seus questionamentos e o direito de gritar contrário ou a favor. Esse é um momento que a universidade vive de escolhas. Então, fica a dica para as três entidades que durante a gestão façam um movimento dessa forma, chamem o gestor para discutir a instituição com os três segmentos. Acho que esse deve ser um ponto positivo a ser discutido na próxima gestão”. (Professor José de Arimatea – Candidato a Reitor).

“Positivo, bastante participativo, apresentou claramente as propostas dos candidatos. Considero um debate tranquilo, aberto, dentro da metodologia adotada. Parabenizo as três categorias por esse momento tão importante de gestão democrática dentro da UFERSA”. (Professora Ludimilla Oliveira – Candidata a Reitora).

Confira os próximos debates e sabatinas:

DEBATE COM OS CANDIDATOS

– Ufersa Angicos – 04/04 – Segunda-feira, 09h;

– Ufersa Caraúbas – 06/04 – Quarta-feira, 14h.

SABATINA COM OS CANDIDATOS (UFERSA MOSSORÓ)

– Ludimilla Oliveira – 05/04 – Terça-feira, Auditório da PROPPG, às 08h30;

– José de Arimatea – 07/04 – Quinta-feira, Auditório da PROPPG , às 08h30.

Galeria de Fotos:

 

Comente pelo Facebook