Para a Prova de Vida Digital, o servidor precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Denatran e ter instalado em seu celular os aplicativos SouGov.br e MeuGov.br. O procedimento será iniciado pelo SouGov.br e, em seguida, deverá ser realizada a validação facial no aplicativo MeuGov.br. Todas as etapas serão indicadas na tela do celular. Depois, o beneficiário deverá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo SouGov.br.
A prova de vida para servidores federais foi suspensa em março de 2020 devido à pandemia da covid-19, como medida para evitar a exposição dos beneficiários à possibilidade de contágio pois, em sua maioria, os beneficiários são idosos e mais vulneráveis ao agravamento da doença. Com a publicação da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 63, pelo Ministério da Economia, no dia 29 de junho, foi retomada a exigência do recadastramento anual.
Caso os servidores e pensionistas não realizem o recadastramento, eles terão o salário suspenso na folha de pagamento de outubro. Segundo a diretora do Departamento de Administração de Pessoal da UFRN, Solange Santos, cerca de mil servidores e pensionistas ainda estão com pendências em relação à prova de vida e precisam atualizar o cadastro
Mais informações sobre a Prova de Vida no Portal do Servidor, no e-mail aposentados@reitoria.ufrn.br ou WhatsApp (84) 99193-6372. A prova de vida é obrigatória, anual, a ser realizada no mês de aniversário do aposentado ou pensionista, para evitar a suspensão do pagamento do salário ou pensão. Observe que, dependendo do mês de seu aniversário, será necessário realizar a prova de vida em 2021 mais de uma vez.
Informações: Portal da UFRN