No dia 27 de setembro de 2019, a partir das 9 horas, acontecerá uma Plenária Universitária Unificada no auditório da reitoria da UFRN para debater sobre a adesão ao Future-se.

De iniciativa do SINTEST/RN, com o apoio do DCE, ADURN e Atens, a Plenária tem o objetivo de mostrar que a comunidade acadêmica não quer esse projeto, pois o mesmo é mais uma tentativa de privatizar o ensino superior no país.

A proposta apresentada pelo Ministério da Educação não é clara, o que deixa muita margem para interpretações que podem prejudicar o funcionamento das Universidades. Além disso, fica explícita a intensão do governo em desobrigar-se com o ensino superior público, colocando-o nas mãos de empresas privadas.

A administração da UFRN realizou debates setoriais sobre o Future-se, mas não deixou claro a sua posição sobre aderir ou não ao projeto. Os servidores técnico-administrativos da UFRN, reunidos em assembleia do SINTEST/RN, realizada no dia 06 de agosto, deliberaram pela não adesão ao Future-se e ainda aprovaram como encaminhamento que a administração central da UFRN convocasse uma assembleia universitária para tratar do assunto. O sindicato protocolou ofício na reitoria sobre a questão, mas como não obteve resposta, tomou a iniciativa de convocar uma plenária universitária em conjunto com as entidades representativas do corpo acadêmico.

Vale lembrar que, no dia 05 deste mês, o Conselho do Centro – CONSEC, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, aprovou por unanimidade parecer desfavorável ao anteprojeto Future-se.

O que: Plenária Universitária Unificada

Quando: 27/09 às 9 horas