quando-a-medicina-adoece-o-medico

A pesquisa intitulada Atividade laboral como contexto de sofrimento e adoecimento psíquico: análise dos servidores públicos em instituição federal brasileira de ensino superior, é parte da dissertação de mestrado em psicologia da UFRN de Isabelly Marques Souza de França, sob a coordenação do prof. Jorge Tarcisio da Rocha Falcão.
Dentre as doenças que mais incapacitaram os servidores da UFRN para o trabalho, nos últimos três anos, os transtornos mentais estão em segundo lugar quanto à incidência. Diante desse quadro, esta pesquisa pretende identificar o perfil epidemiológico dos servidores públicos que estiveram em Licença para Tratamento de Saúde devido adoecimentos psíquicos, por algum período, entre os anos de 2012 e 2014. Além disso, objetiva-se analisar clinicamente a atividade de trabalho dos servidores públicos da UFRN que apresentam histórico de adoecimento psíquico relacionado ao seu contexto laboral.

O contexto laboral nas Instituições Federais Brasileira de Ensino Superior está cada vez mais exigente, demarcado pela sobrecarga de trabalho, conflitos interpessoais, precariedade das condições existentes, expectativa social de excelência, ritmo intenso e longas jornadas de trabalho, que têm agravado ou provocado situações de adoecimento psíquico. Este estudo, em sua vertente clínica, visa favorecer, ao trabalhador, a ampliação das suas possibilidades de enfrentamento diante de exigências como essas.

Caso decida aceitar o convite, o participante poderá ser submetido a um ou mais dos procedimentos descritos a seguir, dependendo estritamente do seu interesse, disponibilidade e autorização:
(A) responder a um questionário online sobre seus dados sociais, profissionais e de saúde psíquica, para o qual precisará apenas de aproximadamente 15 minutos. Se preferir, podemos disponibilizá-lo em formato não virtual (neste caso, será agendado por e-mail um encontro com a pesquisadora responsável na sala do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho para o preenchimento);

B) responder a entrevista presencial a ser gravada, a qual fornecerá informações adicionais sobre a atividade profissional do servidor. É previsto que a duração das entrevistas seja de aproximadamente 60 minutos cada, podendo chegar à realização de até (quatro) entrevistas.

Como benefícios da pesquisa, têm-se a contribuição para a construção de conhecimento útil à categoria profissional dos servidores públicos diante da grande ocorrência de casos de adoecimento psíquico. Adicionalmente, há o benefício da vivência de uma situação de enriquecimento profissional a partir da ação de repensar sua própria atividade de trabalho, relatando suas possíveis dificuldades, e, por conseguinte, reelaborando-as, de modo a pensar alternativas diante dos impedimentos e/ou dificuldades de atividade laboral do servidor da UFRN.

Toda e qualquer dúvida a respeito desta pesquisa poderá ser esclarecida diretamente com a pesquisadora responsável, psicóloga-mestranda Isabelly Marques Souza de França, ou com o orientador, Prof. Doutor Jorge Tarcisio da Rocha Falcão.

Isabelly Marques Souza de França Mestranda em Psicologia – UFRN Telefone: (84) 99654-6656 e-mail: isabellymarques@gmail.com
Jorge Tarcísio da Rocha Falcão Departamento de Psicologia – CCHLA – UFRN Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPET) e-mail: falcao.jorge@gmail.com