Seguindo as orientações da FASUBRA, SINASEFE e ANDES, em todo o Brasil os trabalhadores da educação fizeram manifestações, a maioria concentradas nas reitorias das universidades federais, para pressionar o governo por uma resposta concreta acerca da reestruturação do PCCTAE e de um percentual para a recomposição salarial, dentre outras reivindicações.

Na UFRN não foi diferente. A atividade, convocada pelo SINTEST-RN, aconteceu no auditório da reitoria e reuniu mais de 150 técnico-administrativos que num primeiro momento ouviram o coordenador de educação da FASUBRA, Sandro Pimentel, fazer um breve histórico da situação da categoria. Em seguida, o coordenador de comunicação do SINTEST-RN, Viktor Gruska, fez um panorama sobre o PCCTAE e um diagnóstico do perfil atual da categoria, que todos já sabem, encontra-se com o poder de compra cada vez mais comprometido.

A atividade contou com a presença e apoio de dirigentes de outras entidades como SINDPREVS, SINAI, CSP-CONLUTAS, além dos estudantes da UFRN que coincidentemente realizaram uma atividade também na reitoria para dar as boas vindas aos calouros. Neste momento, a coordenadora da Mulher Trabalhadora, Tházia Maia, discursou aos estudantes em nome do SINTEST-RN.

Sobre a reunião desta quinta (22/02) com o governo

Esta foi a 3ª reunião da Mesa Específica e Temporária da área da Educação para tratar da reestruturação de carreira e apesar de um intervalo de 142 dias desde a última reunião, o governo não apresentou respostas concretas às propostas apresentas pelas entidades sindicais. Na verdade, reforçou a proposta de reajuste de 9% apresentada em 18 de dezembro, sendo 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026.

Diante disso, a direção do SINTEST-RN encaminhou votação para que haja uma assembleia geral no dia 29 de fevereiro, um dia após a reunião da 7ª Mesa Nacional de Negociação Permanente, para que a categoria tenha condições de reavaliar o cenário e definir os próximos passos da luta em prol da carreira e salário. Lembrando que já estamos em estado de greve, aprovado em assembleia realizada em 28 de dezembro, e há um apontamento de possível deflagração de greve pela FASUBRA para 11 de março.

A categoria aprovou por unanimidade a realização dessa ASSEMBLEIA GERAL no dia 29 de fevereiro, às 9 horas, no pátio da reitoria. Contamos com a participação dos TAES para fortalecer o movimento sindical, inclusive os  aposentados que nesse momento são os mais vulneráveis diante da proposta apresentada pelo governo.

A FASUBRA realizou uma LIVE na noite de ontem, logo após a reunião com o governo para passar os informes à categoria. Assista a seguir:

Fotos: