Na manhã desta quarta-feira (20/07) algumas máquinas de grande porte da Editora da UFRN foram repassadas para a Fundação José Augusto e Imprensa Estadual.

Para Edson Lima, Coordenador Geral do Sintest e servidor do setor de design e editoração, a concretização do desmonte do parque gráfico da EDUFRN leva embora, de forma melancólica, mais de 50 anos de muitas histórias de vida e diversos livros impressos.

É o fim de uma era onde vivi entre mais de 30 companheiros só na Gráfica, fora o setor de design e editoração onde eu trabalho. Vários companheiros já não estão mais neste plano como Marcos Grilo, Olavo Oliva, Seu Paulo, revisor, Nelson Patriota que era cedido à UFRN e lotado na Editora.

Segundo Edson, com o esvaziamento do quadro funcional e a mudança no foco editorial que passou a ser o livro digital, chegou-se a esta situação. Ele lamenta ainda que o parque gráfico poderia servir de material de estúdio para o curso de artes visuais e outros.

“Incrível como não temos capacidade de passar a nossa história para as futuras gerações. E isso dentro da casa do conhecimento: A UFRN”, completou Edson.

O desmonte da editora universitária vem acontecendo há anos, conforme o Sintest já havia denunciado em 2009 no livro ‘Um ano para ficar na história’.

O servidor Adilson Nunes, também da EDUFRN, registrou o momento em que as máquina foram retiradas da editora na manhã do dia 20/07.

Fotos:

Leia a matéria do portal da UFRN: https://ufrn.br/imprensa/noticias/61504/em-cooperacao-ufrn-doa-equipamentos-graficos-a-fja