A coordenação do SINTEST/UFERSA vem a público repudiar a portaria 793/2020 que trata do retorno das atividades presenciais na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Diante do cenário ainda crítico da pandemia, uma vez que não temos plano definido de vacinação no Brasil, bem como no Rio Grande do Norte, o retorno das atividades presenciais neste momento é uma afronta à vida do servidor técnico-administrativo da instituição.
Vale ressaltar que o documento trata do retorno apenas dos técnicos-administrativos, o que fere integralmente a isonomia da universidade. Se a nova gestão tem como slogan “Uma só UFERSA”, na prática, não funciona. Neste momento a reitoria exige que apenas uma categoria volte ao trabalho presencial sem necessidade.
A cidade de Mossoró, segunda maior do estado, há meses se mantém acima dos 70% de ocupação. O município inclusive já reativou leitos para o tratamento da Covid-19 para atender a demanda que aumentou após eleições municipais.
Diante disso, com o objetivo de preservar a vida dos técnicos-administrativos, o SINTEST/UFERSA conta com apoio da categoria para que possamos derrubar tal portaria. Não podemos aceitar que apenas um setor volte ao trabalho, colocando a vida de colegas e familiares em risco.