A Direção Estadual do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte — SINTEST-RN — vem a público expressar seu mais veemente e enérgico REPÚDIO aos lamentáveis e inadmissíveis atos de desrespeito e práticas antidemocráticas protagonizados por alguns integrantes da corrente política Trabalhadoras e Trabalhadores na Luta Socialista — TLS/RN, ocorridos durante a última assembleia, realizada em 19/05/2025.
Tais comportamentos são absolutamente intoleráveis. É inadmissível que, pela não aceitação das decisões legítimas da mesa diretora, indivíduos tenham recorrido a ações violentas, como arrebatar o microfone da mesa — causando danos ao patrimônio da categoria — e desconectar os demais microfones das caixas de som, numa tentativa flagrante de cercear o livre exercício da palavra e sabotar o regular andamento da assembleia. Essas atitudes constituem graves violações das normas de convivência e de respeito que devem nortear qualquer espaço deliberativo, configurando ainda um ataque direto aos princípios democráticos, à liberdade de expressão e ao respeito às decisões coletivas.
O SINTEST-RN reafirma que sempre defendeu — e continuará a defender — o debate franco, o diálogo respeitoso e o pluralismo de ideias. Entretanto, não tolerará atos de vandalismo nem tentativas de silenciar a vontade soberana da maioria, tampouco práticas que busquem paralisar ou desestabilizar a atuação legítima desta entidade sindical, que representa mais de 7.000 Técnico-administrativos em Educação, dos quais 3.500 são sindicalizados e elegeram democraticamente esta Direção no pleito de novembro de 2024.
A atual Direção do SINTEST-RN é, portanto, legítima para conduzir o sindicato e definir a pauta das assembleias, conforme estabelece de forma inequívoca o Estatuto da entidade. Não aceitaremos intimidações, sabotagens ou qualquer outra prática que vise macular a democracia sindical e enfraquecer a luta coletiva da nossa categoria.
A Direção Estadual do SINTEST-RN já está avaliando e tomará todas as medidas cabíveis para que os responsáveis por esses atos sejam exemplarmente responsabilizados, a fim de que episódios como este não se repitam e não afastem os companheiros e companheiras verdadeiramente comprometidos com a construção de um sindicato plural, democrático e combativo.
Seguiremos firmes, com determinação e coragem, no propósito que assumimos diante da categoria: democratizar, modernizar e fortalecer o nosso sindicato, sempre pautados pela ética, pela responsabilidade e pela defesa intransigente dos direitos e interesses dos trabalhadores e trabalhadoras.
Natal, 30 de maio de 2025.
Direção Estadual do SINTEST-RN