O Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte – Sintest/RN vêm, por meio desta nota pública, repudiar a postagem feita pelo publicitário e colunista da Tribuna do Norte, Alex Medeiros, na última terça-feira (16) em sua conta no Twitter, quando ao postar a  imagem de uma pistola Glock 9mm, sugeriu aos seus seguidores que apontassem uma arma para “assaltantes e comunistas, não necessariamente nesta ordem”.

O mesmo, não contente após a repercussão nas redes sociais de seu ato de incitar publicamente, a prática de um crime previsto no art. 286 do Código Penal, segue ironizando o caso.

Entendemos que a liberdade de imprensa e expressão não podem se confundir com incitação à violência e ao crime, lembramos que  artigo 286 do nosso Código Penal prevê pena de três a seis meses de cadeia, ou multa, a quem incita, publicamente, a prática de um crime. Cabe a todos e todas que vivem em uma sociedade democrática e plural conviver e dialogar com o diverso.

Esperamos que a Tribuna do Norte se pronuncie e não compactue com atentados contra a democracia e que o Ministério Público tome as medidas cabíveis de apuração do fato, e punição do mesmo. Para que este caso sirva de exemplo para todos e todas que se mostram incapazes de manter convívio democrático com quem pensa diferente.