A direção do Sintest/RN, em nome da coordenação de Políticas Sociais, Raça, Diversidade e Etnia, expressa solidariedade com a dor de familiares e amigos pelo falecimento da jornalista Gloria Maria, no dia 2 de fevereiro de 2023, vítima de um câncer.

Glória, mulher negra, de origem humilde, filha de um alfaiate e uma dona de casa, começou a trabalhar aos 18 anos, como telefonista, enquanto cursava Comunicação Social na PUC-RJ. Foi ela quem entrou no ar ao vivo, como repórter, na primeira matéria a cores do Jornal Nacional, em 1977. Foi também a primeira pessoa a usar a Lei Afonso Arinos no Brasil, em 1988, após ser vítima de racismo ao ser barrada pelo gerente de um hotel em Copacabana.

Embora tenha tido êxito na vida profissional, sendo reconhecida nacional e internacionalmente, enfrentou o racismo desde sempre. “Racismo é algo que vivi desde sempre e a gente vai aprendendo a se defender”.

Glória deixou um legado e abriu caminho para que outros jornalistas negros se destacassem na profissão e mesmo que o cenário ainda seja bastante desigual, ela há de inspirar gerações e gerações.

Comente pelo Facebook