O Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior – Sintest-RN vem, através dessa nota, declarar seu total apoio à greve dos trabalhadores da Petrobras. Já são mais de 20.000 trabalhadores em greve em todo o país, inclusive no Rio Grande do Norte.

A Greve Nacional dos petroleiros começou em 1º de fevereiro e tem como pauta a suspensão de cerca de mil demissões na fábrica da Araucária Nitrogenados (ANSA), FAFEN-PR; o cumprimento do atual ACT pela direção da empresa; o fim do processo de privatização da privatização da Petrobras através da venda de ativos da empresa e a mudança na política de preços dos combustíveis (PPI), atualmente vinculada ao mercado internacional.

Esse é o principal motivo da cobrança de preços abusivos ao consumidor brasileiro e do enriquecimento de acionistas da Petrobras no mercado financeiro. Outro fator negativo é que essa política, ao diminuir o funcionamento das nossas refinarias, aumenta o caixa das empresas concorrentes facilitando a aquisição dos lotes privatizados da Empresa pelo governo Bolsonaro/Guedes.

No Rio Grande do Norte uma das ações dos grevistas foi a venda de botijões de gás de cozinha a R$ 40 cada. Em média, o botijão custa R$ 70. De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro), a manifestação foi uma ação em defesa da permanência da estatal no estado.

Diante disso, o Sintest-RN repudia a política de desmantelamento do estado brasileiro posta em prática pelo governo Bolsonaro/Guedes em benefício da agiotagem internacional. Ao mesmo tempo reforça a sua solidariedade aos petroleiros brasileiros que continuam resistindo, apesar de decisão judicial que ordenou o retorno de 90% do quadro funcionando sob pena de multa aos sindicatos.

-Todo apoio a greve da Petrobras!

– Pela permanência da Petrobras em operação no Rio Grande do Norte.

Natal, 21/02/2020

Direção Estadual Colegiada.