Nota de apoio à desfiliação do PROIFES pelo Adurn-Sindicato

No próximo dia 17.06, segunda-feira, os docentes da UFRN realizarão a assembleia de seu sindicato e uma das pautas será a desfiliação do PROIFES. A inclusão desse ponto foi uma importante conquista da oposição docente, que mobilizou centenas de pessoas da categoria e conseguiu o número de assinaturas previsto no estatuto da Adurn para que a pauta da desfiliação constasse na assembleia.

A questão de fundo desse debate é o tipo de sindicalismo que os docentes querem para se organizar: se um mais alinhado ao governo e burocrático ou se um independente, combativo e democrático. Nesse sentido, a discussão é de interesse dos técnicos por sermos todos trabalhadores e trabalhadoras da educação e na medida em que as decisões de uma categoria podem afetar a mobilização e a luta da outra.

O papel desempenhado historicamente pelo PROIFES tem sido o de desmobilizar os trabalhadores e trabalhadoras e o de desmontar as greves nacionais da educação no intuito de blindar determinados governos. Essa prática também aconteceu no atual movimento paredista, quando o PROIFES usou sindicatos fantasmas para construir uma falsa maioria favorável ao acordo oferecido pelo governo Lula. Some-se a isso o fato do PROIFES representar uma ínfima parte da categoria e de mesmo assim ter assinado um acordo que foi rejeitado pelos docentes na ampla maioria das assembleias realizadas no país. Se esse acordo não tivesse sido suspenso na Justiça, ele poderia ter significado o fim da greve da educação por uma entidade cartorial.

É importante para os técnicos administrativos que a categoria docente esteja sempre organizada e em luta, pois somos todos trabalhadores e trabalhadoras da educação em um cenário de precarização e temos pautas em comum, como recomposição orçamentária, salário e carreira, a despeito de cada um ter suas especificidades. Não queremos repetir situações do passado, em que o papel deseducativo das últimas gestões da Adurn e PROIFES foram determinantes para os docentes da UFRN passarem 21 anos sem aderir a uma greve!

Diante do exposto, nós, servidoras e servidores técnico-administrativos do Sintest/RN reunidos em assembleia de greve, convidamos todas, todos e todes os docentes a se fazerem presentes na assembleia do dia 17.06 (segunda-feira) para aprovar a desfiliação do PROIFES pelo Adurn Sindicato!

Comente pelo Facebook