No mês em que a entidade completa 21 anos de existência, com um histórico de lutas e conquistas reconhecido local e nacionalmente, um fato lamentável mancha a data que deveria ser para comemoração. O episódio a que nos referimos aconteceu há cerca de quinze dias, no entanto só divulgamos agora por questões éticas e de responsabilidade, postura que é prática desta entidade.
A publicidade só poderia vir após todos os esclarecimentos necessários para não expor indevidamente a entidade ou qualquer outra pessoa.
O fato é que no dia 03 de abril correu pela internet um e-mail institucional da UFRN com teor ofensivo e acusações a um ex-coordenador do SINTEST/RN não identificado nominalmente, colocando sob suspeita os dirigentes da atual direção, bem como das direções anteriores. Entre outras coisas, o conteúdo do e-mail coloca em xeque a preocupação da entidade com o desempenho, capacitação e qualificação dos servidores da UFRN afirmando que a mesma está preocupada em manter “compensações remuneratórias”. Vai além e acusa o tal dirigente de agir em beneficio próprio, deixando implícito o não reconhecimento da entidade como representante da categoria dos técnico-administrativos.
Reitoria da UFRN se posiciona sobre ocorrido
Diante disso, a entidade enviou ofício à reitora da UFRN solicitando esclarecimentos, uma vez que o conteúdo do referido e-mail foi assinado por uma gestora da institituição, identificando-se como tal e enviado também através de e-mail institucional. O ofício foi recebido no dia 09 de abril e respondido no dia 11 de abril. Em resposta, a reitora Ângela Paiva esclareceu que as posições assumidas pela gestora “não expressavam o posicionamento, concepção e a prática da Reitoria da UFRN, constituindo-se atividade individual e não autorizada pela Administração Universitária”.
Além disso, durante reunião realizada ontem entre o SINTEST/RN e a Administração Central, a Reitora comprometeu-se enfaticamente de que tomaria as devidas medidas administrativas cabíveis ao caso. Importante dizer que esta reunião foi convocada pela própria reitora e contou com a presença do Pró-reitor de Planejamento e o Procurador Geral da UFRN, tamanha gravidade do assunto.
Posição do SINTEST/RN
De nossa parte, temos claro que não será esse ataque à entidade que irá calar a atual direção. Ao contrário, motivará muito mais a seguirmos lutando incansavelmente em defesa da nossa categoria. Continuaremos fazendo a mesma crítica responsável que sempre fizemos, entendendo que cabe aos gestores o preparo necessário para absorver ou não essas eventuais críticas.
Agora estamos aguardando que as providências cabíveis sejam tomadas.
Para entender melhor o caso, veja conteúdo do ofício 065-12 enviado peli SINTEST/RN à reitoria e a resposta da mesma através do ofício 214/12-R.