A partir de hoje (23), a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada a Rede Hospitalar Ebserh, passa a adotar medidas especiais em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). As mudanças que visam proteger os pacientes, familiares, acompanhantes, profissionais de saúde e a sociedade em geral, foram discutidas em reunião com integrantes do Comitê de Operação de Emergência (COE) da MEJC e serão constantemente revistas com base na evolução da crise e necessidades de momento.

Dentre as estratégias adotadas está a suspensão de visitas nas Unidades de Internação de Ginecologia e Obstetrícia, Centro Obstétrico e Alto Risco, com exceção para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde a visita está restrita a um familiar por horário (16h às 17h) na UTI Materna e aos pais na UTI Neonatal.

Haverá limite de acompanhantes para todos os pacientes, sendo permitido apenas, uma troca diária. A recomendação é de que os acompanhantes tenham uma faixa etária inferior a 60 anos. Consultas, cirurgias eletivas e exames complementares estão suspensos.

Na Unidade Canguru, só está liberado acompanhante para as mães menores de idade e as de gemelares, além das pacientes com necessidade especial comprovada.

Outra medida adota foi a triagem de todos os visitantes e acompanhantes. Através de um questionário, será possível identificar possíveis doenças respiratórias, não sendo permitido o acesso quando identificado risco em potencial.

Pacientes puérperas de parto normal, com bebês a termo, devem receber alta com 24 horas. Pacientes e colaboradores com sintomas de gripe devem procurar o SOST por meio de e-mail ou telefone (sost.mejc@ebserh.gov.br / (84)3215-5982/(84)9193-6035).

Essas e outras medidas estão disponíveis no Circular – SEI nº 4, de 18 de março de 2020 e Ofício-Circular-SEI nº 6, de 22 de março de 2020.

Acesse aqui os documentos na íntegra: SEI nº 4 e SEI nº 6.

Eventos, Capacitações e Atividades de Estágio

Com base nas recomendações emitidas pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, bem como o Ofício-Circular – SEI nº 5/2020/CEI/DVPE-EBSERH, emitido pela Diretoria Executiva da Ebserh que decidiu pelo cancelamento de todas as atividades que envolvam aglomerações em ambientes fechados, “durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo coronavirus”, a MEJC cancelou todas as atividades programadas até abril de 2020, as mesmas serão reagendadas em período posterior e divulgados oportunamente.

As Gerências de Ensino e Pesquisa dos hospitais universitários vinculados à UFRN emitiu comunicado estabelecendo medidas de suspensão de atividades de estágio curricular obrigatório e extracurricular, atividades de prática supervisionada, visitas técnicas, atividades de extensão e atividades de pesquisa da graduação e pós-graduação.

Comente pelo Facebook