16

O momento foi bastante importante para a categoria devido a troca de experiência com outros servidores

Por Delegacia Sindical

I Seminário de Integração do SINTEST/RN em Mossoró teve início na manhã do dia 28/07 e marcou a luta dos servidores da Ufersa contra as medidas adotadas pelo Governo. Com o auditório da Biblioteca Orlando Teixeira lotado, o evento contou com a presença de toda comunidade ufersiana, bem como outras instituições que também estão engajadas na luta pela melhoria do serviço público federal.

A abertura do evento se deu com a mesa composta pelo coordenador geral da delegacia sindical do SINTEST/RN em Mossoró, Allyson Leandro Bezerra Araújo, o assessor da reitoria, Thiago Marques, o coordenador geral do SINTEST/RN, Manoel Euflausino Pereira Filho e o sindicalista, coordenador geral da FASUBRA Sindical, Gibran Jordão.

6Gibran Jordão iniciou sua fala sobre os turnos contínuos, fazendo um apanhado histórico sobre a condição em que o servidor esteve sujeito e falou sobre a importância da implementação da redução da jornada de trabalho “é uma bandeira que tem mobilizado os trabalhadores no país inteiro, seja na iniciativa privada, como também quem trabalha em órgãos públicos, a classe trabalhadora quer ter um tempo livre para fazer as coisas para si mesmo e não apenas para o patrão. Ao ampliar a redução da jornada de trabalho aqui na Ufersa, será uma vitória que vai servir de exemplo para o país inteiro.”

Para acrescentar o debate, Elisângela André, Presidente da CPFJ e a Pró-reitora da PROGEPE, Keliane Cavalcante, responderam alguns questionamentos feitos pela plateia. Para Elisângela, “a flexibilização se dá em duas vertentes, primeiro atender ao aluno porque ele precisa ter a universidade aberta em todos os turnos; e a segunda vertente é o benefício para a qualidade de vida do servidor”.

Sobre a iniciativa do SINTEST/RN em promover o I Seminário de Integração, Elisângela avalia como um momento oportuno para os servidores terem conhecimento das experiências vividas em outras instituições, “além dessa troca de experiência e dialogando com os servidores, podemos encontrar soluções para resoluções dos nossos problemas internos. Gibran citou que em outras instituições eles fazem experiências aplicando os turnos contínuos em alguns setores para saber se vai funcionar ou não e isso é uma ideia que a gente pode pegar para aplicar aqui na Ufersa”.

A tarde foi dedicada à discussão sobre o PLP 257 e PEC 241. Joaquim Pinheiro, representante da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Adufersa, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e trabalho do Rio Grande do Norte, Sindprevs/RN, Lenin Tierra Silva e o sindicalista Gibran Jordão, dialogaram com os servidores as consequências que estas medidas, se aprovadas, trarão para os servidores públicos federais.

A programação do último dia do seminário discutiu a democratização nas universidades públicas, acessibilidade, assédio e discriminação na universidade.

Contamos com a presença do Diretório Central dos Estudantes, DCE/Ufersa para representar os alunos e discutir temas como democratização nas universidades públicas, assédio e discriminação, e do professor Praxedes Aquino que esteve representando os docentes. Além dos servidores da Ufersa, o assessor jurídico do SINTEST/RN em Mossoró esteve presente para somar no debate sobre assédio e discriminação.

Foi uma oportunidade de discutir assuntos que afetam todos os setores da universidade.