Na manhã desta terça-feira (17/06), o SINTEST-RN realizou a 2ª reunião conjunta dos Grupos de Trabalho Aposentados, Aposentandos e Pensionistas e Mulheres de Luta. O encontro aconteceu no Conselho Comunitário de Mirassol, reunindo servidoras e servidores para dialogar sobre as lutas coletivas e fortalecer o protagonismo desses segmentos no movimento sindical.

A programação começou com uma dinâmica de grupo conduzida pela psicóloga Luciana Lourenço Silveira, artista plástica e pós-graduada em Arteterapia, que utilizou a música como ferramenta de integração e reflexão.

Na abertura do evento, falas marcantes destacaram a importância da participação ativa de mulheres e aposentados nas pautas sindicais e na defesa dos direitos sociais. Estiveram presentes na mesa as coordenadoras da Mulher Trabalhadora, Gislaine Araújo e Rogéria Pereira, a coordenadora de Aposentados e Pensionistas, Idausa Passos, e a representante do Movimento Olga Benário, Alice Morais.

Rogéria Pereira compartilhou sua experiência no Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da FASUBRA, realizado nos dias 6 e 7 de junho, em Brasília. Ela trouxe reflexões sobre temas centrais debatidos no evento, como violência de gênero, a Política Nacional de Cuidados e a importância da ratificação da Convenção 190 da OIT, que trata da eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho.

Durante a reunião, Tházia Maia (fundadora do GT Mulher do SINTEST-RN e ex-coordenadora da pasta) falou sobre os desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da vida, parabenizou a iniciativa da atual direção e reforçou a necessidade de ampliar a ocupação dos espaços políticos e institucionais por mulheres de todas as idades.

O evento reforçou o compromisso do sindicato com a valorização da experiência, a luta por igualdade de gênero e o fortalecimento da participação política dos aposentados e das mulheres trabalhadoras, pilares fundamentais da resistência sindical.

Fotos: