A 6ª reunião do GT Carrreira do SintestRN aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23/08, e recebeu a vista da Coordenadora Nacional do FORGEPE (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das IFES), Mirian Dantas, que também é a Pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRN.

Na reunião, o GT questionou o posicionamento da Coordenadora acerca da reestruturação da carreira dos TAEs e do PCCTAE. Mirian disse que uma discussão de carreira não é algo rápido e que pode levar dois ou três anos, ainda mais quando se fala na tabela do PCCTAE que é uma carreira complexa. Segundo ela, o documento que o FORGEPE enviou para a Fasubra trata de soluções de curto e médio prazo. Mirian falou ainda que a Fasubra precisa pensar em gratificações e não apenas nas remunerações. Neste ponto, no último Confasubra, a categoria não teve consenso e ficou aprovado que as bases debateriam sobre o retorno das gratificações em suas propostas de reestruturação da carreira.

Sobre o piso nacional da enfermagem, Mirian disse que na UFRN apenas 4 servidores receberam aumento, visto que os demais já recebem acima do piso aprovado. No entanto, o entendimento da direção do Sintest é de que o novo piso deve ser aplicado no nível inicial de um auxiliar de enfermagem.

O coordenador de comunicação do Sintest, Viktor Gruska, que também coordena as atividades do GT Carreira, explicou como se dará a consolidação por parte da Fasubra de todas as propostas recebidas dos GTs locais das entidades de todo o Brasil.

O GT Nacional vai reunir todas as propostas em uma só, devolvendo para as entidades de base para que hajam novas discussões. O documento final com a proposta de reestruturação da carreira será aprovado em Plenária da Fasubra, para depois ser protocolado junto ao Governo Federal. Lembrando que o Sinasefe já tem uma proposta consolidada e que serviu de base para as discussões dos sindicatos filiados à Fasubra.

Fotos: