ufersa

Seguindo orientação do Comando Nacional de Greve, por meio da Fasubra, os servidores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido decidiram, em assembleia geral da manhã da última quarta-feira, 17, pela suspensão das matrículas do SiSU, chamada 2015.2, prevista para começar na próxima sexta-feira, 19, prosseguindo até terça-feira, dia 23 de junho. O comando local de greve encaminhou, no mesmo dia, ofício comunicando a decisão tomada na assembleia para o Gabinete da Reitoria da Ufersa. A intenção desta nota é minimizar possíveis prejuízos aos alunos ingressantes oriundos de outras cidades e regiões do país. A Universidade já suspendeu o calendário acadêmico e, caso a reitoria não acate a decisão aprovada na assembleia dos técnico-administrativos, será impedido o acesso ao Registro Escolar. A ação é ousada, porém necessária para dar ainda mais visibilidade à greve. Além disso, a Fasubra recomenda a suspensão da elaboração de mapas de disciplinas para o segundo semestre.

A greve dos técnico-administrativos das universidades federais teve início no dia 28 de maio, com 30 universidades, e atualmente conta com 100% de adesão. O ajuste fiscal do governo está tirando os recursos das universidades, acarretando falta de materiais e paralisando as obras. Na Ufersa, por exemplo, as obras estão quase que paralisadas, com redução significativa do número de operários. Obras que tinham mais de 30 operários em atividade estão com menos de meia dúzia.

Os servidores técnico-administrativos das universidades reivindicam do governo reposição salarial de 27,30%, referente às perdas de janeiro de 2011 a julho de 2015, além de turnos contínuos com redução da carga horária de 8 para 6 horas. Os técnicos também são contra o corte de R$ 9,4 bilhões do orçamento da educação, dos sistemas de terceirização que estão sendo efetivados nas universidades via Ebserh e PPPs (Parceria Público Privado), e em defesa do concurso público.

Sabemos que o momento é delicado e contamos com a compreensão de todos.

Comando local de greve – Ufersa