IMG_0393

Em assembleia os servidores avaliam positivamente ato público e preparam feijoada para próxima quarta-feira.

A mobilização realizada nessa terça-feira, 21, pelas ruas e Mossoró, mostrou a toda sociedade a força da greve vivenciada por diversas categorias no país. Promovida pela Associação dos Docentes (ADUFERSA) e pelo Sindicato dos Técnico-administrativos (SINTEST-RN), a manifestação contou com a participação de servidores do INSS, IFRN, UFRN (Natal, Caicó e Santa Cruz) e de servidores do Estado da Prefeitura de Mossoró. O ato público se concentrou na Praça do PAX após percorrer as ruas do centro da cidade. “A greve cresce e se fortifica em todos os níveis e em todo o país com intensas mobilizações”, pontuou Francimar Honorato, diretor do SINTEST-RN.

A avaliação, considerada positiva, foi unânime durante a realização da assembleia dos técnicos que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da UFERSA Mossoró. Com mais de 120 participantes, os servidores avaliaram a greve que já duram 54 dias. Para Francimar Honorato o momento é de união para que o governo possa rever a questão dos cortes na educação, bem como atender as reivindicações dos servidores federais.

Na última rodada de negociações, ocorrida na semana passada, entre os representantes da FASUBRA e o Ministério do Planejamento, os servidores não aceitaram a proposta apresentada pelo governo uma vez que não trouxe nenhum avanço com relação à reposição salarial. A proposta em síntese continuaria a mesma: um reajuste de 21,5%, dividido em quatro parcelas anuais, sendo a primeira em 2016.

A proposta avançou com um aumento no auxílio alimentação subindo de R$ 373,00 para R$ 458,00; no Plano de Saúde Complementar, com um aumento de 22,5%, proporcional a faixa etária, sendo o menor de R$ 101,00 e o maior de R$ 205,00 e, um aumento no Auxílio Creche, que subiria de R$ 70,00 para R$ 360,00. “O Auxílio Creche há 20 anos não tinha reajuste”, lembrou Alisson Bezerra, do comando local de greve. Uma nova rodada de negociações vai acontecer nesta quinta-feira, 23, entre a FASUBRA, MEC e Ministério do Planejamento.

A próxima assembleia dos servidores será com uma feijoada na sede da ASSUFERSA. O reitor da Universidade, professor José de Arimatea, será convidado para que ela exponha a posição dele sobre os cortes do governo, bem como a realidade atual da administração. Os técnicos também vão querer saber sobre o andamento da pauta de reivindicações interna entregue pelo SINTEST-RN à reitoria da UFERSA.

Representantes de outros sindicatos elogiam ação conjunta da ADUFERSA E SINTEST-RN

A assembleia dos técnico-administrativos da UFERSA contou com a representação de outras categorias também em greve. Paulo Sidney, do SINASEF, Sindicato que representa os docentes e técnicos do IF-RN; o professor Joaquim Pinheiro, da ADUFERSA; Marcio Freitas, do SINDPREVS (INSS) e, Hermes Oliveira, do SINAI (Sindicato da Administração Indireta do Estado).

Aqui no Rio Grande do Norte três Institutos Federais já aderiram a paralização (Mossoró, Apodi e Ipanguassú) o Câmpus central de Natal, poderá aderir no próximo sábado, dia 25, durante assembleia geral. “A nível nacional a greve acontece em 16 estados, totalizando 108 Câmpus com as atividades paralisadas”, informou Paulo Sidney.

“Avaliamos a proposta do governo como insuficiente, inaceitável. Uma proposta que nos amordaça por quatro anos com um reajuste que nem sequer repõe as nossas perdas salariais, além de desvalorizar a carreira docente”, afirmou o presidente da ADUFERSA, professor Joaquim Pinheiro, alertando que “só as mobilizações poderão mudar o curso das negociações”. O representante dos docentes elogiou a participação dos servidores na manifestação, bem como a articulação do SINTEST-RN para o sucesso do ato público no centro de Mossoró. “Devemos caminhar juntos, com uma só bandeira. Há muito tempo Mossoró não presenciava um ato público com tanta significação”, ressaltou Joaquim denominando o ato como aula de cidadania.

Na ocasião, o representante do SINDPREVES Márcio Freitas, denunciou a falta de estrutura do órgão, bem como de servidores. “Temos um déficit de 15 mil servidores e atualmente percentual de gratificações ultrapassa 80%”, ressaltou para reforçar a importância da realização do concurso público. Hermes Oliveira, do SINAI também parabenizou a iniciativa na união de força por melhorias do serviço público nas três categorias de governo.

Por Passos Júnior