assufrn061216-73

A assembleia contou com esclarecimentos da administração central a respeito do comunicado do governo Temer que exige o cumprimento da decisão do STF, além da presença da assessoria jurídica do SINTEST/RN.

Nossa greve nacional passou do primeiro mês de luta e o resultado positivo pode ser visto pela ampliação da luta em conjunto com o movimento estudantil, com a greve de docentes em algumas universidades do país e na aprovação da greve do SINASEFE (IFs), unificando com os técnico-administrativos e com o movimento dos demais setores da educação. Esse período foi demarcado com ações de ruas, por pressões junto aos parlamentares em Brasília e nos estados, pela participação em audiências públicas, ações conjuntas com movimentos sociais e pelo apoio à ocupação dos estudantes. Parabenizamos nossa categoria que não se curvou diante da difícil conjuntura demarcada pelo aprofundamento dos ataques ao conjunto da classe.

Corte de Ponto e Reitorias

A PEC 55 foi votada em 1ºturno no último dia 29, ocasião em que uma caravana com cerca de 50 pessoas da UFRN nos representou durante os protestos, sofrendo todo tipo agressão, inclusive física, mas desde então o governo Temer enviou comunicado para os reitores recomendando que seja “observado” a decisão do STF sobre o corte de ponto dos servidores em greve. A FASUBRA esteve presente em reunião com a ANDIFES e demonstrou aos reitores com detalhes a ação ilícita do governo em não cumprir o acordo de greve de 2015 e exigiu que os eles não cumpram o papel de delatores, pois tal atitude ajuda o governo e enfraquece a resistência contra o ajuste fiscal e o pacote de maldades de Temer. Os reitores presentes sinalizaram no sentido de apoiar o movimento, mantendo o diálogo democrático sem retaliações. Reafirmaram a postura contraria à PEC e disseram que vão debater a questão do comunicado à luz dos documentos enviados pela FASUBRA, o que demonstra todo histórico de reuniões e acordos descumpridos pelo governo.

Uma nova reunião entre a FASUBRA e a ANDIFES ficou marcada para continuar o assunto, inclusive a Andifes busca audiência com o Ministro da Educação também sobre o tema. Como orientação da FASUBRA,  as entidades locais procuraram as reitorias para que as mesmas dessem posicionamento claro a respeito da atitude que tomarão sobre o corte de ponto. Como resultado disso, na assembleia desta terça (06) tivemos a presença da Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Miriam Dantas, representando a reitoria, a qual deu esclarecimentos a respeito da questão do corte de ponto. Como Administração Central. Miriam disse que o caso é atípico e que decisão judicial se cumpre.

Assembleia Excepcional

Em virtude da conjuntura, ficou marcada uma nova assembleia para sexta-feira, dia 09, na reitoria da UFRN, após as reuniões da Fasubra com a Andifes e também com o sucessor da cadeira ao senado, o parlamentar Jorge Viana. A intenção da reunião com a Andifes é buscar apoio dos reitores em relação ao pedido de corte de ponto do governo e com o senador Jorge Viana visa a suspensão da votação em 2º turno da PEC 55.

Vale ressaltar que o fechamento da folha de pagamento se dá exatamente no dia 09, conforme cronograma nacional. Por isso mesmo várias assembleias em todo o país estarão acontecendo nos dias 08 e 09 e saberemos a nova conjuntura em breve.

Galeria de Imagens

Comente pelo Facebook