De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, o governo decidiu abrir negociação com sindicatos no sentido de deixar expirar a Medida Provisória 873 (que proíbe o desconto da contribuição sindical em folha salarial) em troca do apoio para aprovar a Reforma da Previdência.

Ainda segundo a Folha, líderes parlamentares e assessores do governo negam, no entanto, que seja uma troca, mas reconhecem que a MP uniu as centrais sindicais e os deputados que defendem as causas trabalhistas, o que pode atrapalhar no andamento da Reforma.

Isso mostra que a unidade entre as Centrais Sindicais, Movimentos Populares, Sindicatos e Partidos na luta em defesa da previdência social e contra todos os ataques à classe trabalhadora dá resultados. É momento de seguir em frente, rumo à greve na educação no dia 15 de maio e à greve geral no dia 14 de junho.

No Senado, a comissão mista que vai analisar a MP 873/20196 será instalada nesta quarta-feira (08/05) e deve atuar por 120 dias para debater a medida e propor emendas. Na primeira reunião será realizada a eleição para presidente e vice.