Na tarde desta terça-feira (29), o Fórum dos Dirigentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) esteve reunido para discutir a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

O presidente da Comissão dos Hospitais da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Natalino Salgado Filho, foi o palestrante do evento que, dentre outros assuntos, abordou as dificuldades enfrentadas pelas universidades como a questão do financiamento.

Sobre a EBSERH, o reitor da UFMA falou como a empresa foi estruturada e da sua responsabilidade social. De acordo com ele, trata-se de uma empresa pública de direito privado, “que terá a responsabilidade de assegurar a seus trabalhadores todos os seus benefícios”. O professor disse ainda que a EBSERH foi pensada como uma solução para atender às precariedades dos recursos humanos dos hospitais.

Ele reconhece que “infelizmente muitas coisas ainda não foram definidas e que as decisões não têm a participação da comunidade”, no entanto, garantiu que “o serviço será 100% SUS”.

Após a apresentação do reitor Natalino Salgado, vários questionamentos foram feitos pelos presentes. Uma das indagações foi a respeito da opinião dos diretores dos HUs com relação à imposição dessa empresa para gerenciar os hospitais. Em resposta, Natalino afirmou que os diretores estão vendo com bons olhos, pois com a implantação da EBSERH os profissionais dos HUs terão melhores condições de trabalho e poderão contar, inclusive, com novos equipamentos. No entanto, o que se ouviu no Fórum foram declarações inconformadas com a imposição da empresa como forma de resolução dos problemas enfrentados pelos hospitais universitários.

Comente pelo Facebook