O Congresso Nacional iniciou a nova Legislatura nesta semana, com a posse dos parlamentares e das Mesas Diretoras. A FASUBRA Sindical e demais entidades do FONASEFE e do FONACATE estiveram presentes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal durante dois dias, no dia 1º/2 e 2/2, em visita aos gabinetes para apresentar as entidades sindicais que representam os SPFs e entregaram um documento em defesa da democracia com as reivindicações da campanha salarial das categorias.Na quinta-feira (2/2), as entidades se reuniram com o líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT/CE), e com as lideranças do PCdoB, PSOL e do PT na Câmara. Nas reuniões reforçaram a necessidade de votação de projetos que valorizam o serviço público e a urgência da recomposição das carreiras do Executivo que estão há 7 anos sem reajustes.

Na próxima terça-feira (7/2), será reinstalada a Mesa Nacional de Negociação Permanente, espaço de discussões relativas às carreiras das servidoras e servidores públicos e de negociações salariais. A pressão, no entanto, também será feita simultaneamente no Congresso Nacional. A Direção Nacional (DN) FASUBRA terá direito a uma intervenção na reunião, onde reafirmará a necessidade da recomposição salarial, revogação dos decretos que atingem as servidoras e os servidores públicos e uma política de valorização do salário e dos trabalhadores.

Na carta, as entidades solicitam:

-Auxílio na interlocução junto ao Poder Executivo em prol da concessão de um reajuste linear emergencial às carreiras públicas federais capaz de sanar a profunda defasagem salarial atual;
– Apoio na aprovação célere da proposta legislativa de reajuste salarial e de benefícios que será encaminhada pelo Poder Executivo, pactuada com as entidades representativas do serviço púbico durante as tratativas na mesa nacional permanente de negociação;
– Manutenção de diálogo, atuação e participação constantes das entidades representativas do serviço público nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, para elucidação dos demais aspectos relacionados à realidade do serviço público federal.

Confira a carta na íntegra: https://bit.ly/3JE8Dh6.

Fonte: Fasubra