Lamentável a situação que se encontra a gráfica da Editora da UFRN. Foi feito um grande investimento na última gestão de Ivonildo Rêgo e as instalações da gráfica foram reinauguradas em grande estilo, com direito a placa comemorativa e tudo. Apenas dois anos depois o que vemos é de partir o coração de quem se criou dentro do ambiente onde o conhecimento da universidade vem a público.

As máquinas estão quebradas há mais de um ano, não se compra mais papel e outros insumos. Nos parece que a prioridade é o tal livro digital. Nada contra mas, assim como se previu o fim do rádio com o advento da TV; o fim do jornal impresso, com o advento da internet; não acho que devamos apostar todas as fichas no livro digital. Onde fica o prazer de sentir aquele cheirinho de tinta? E o impressor manuseando chapas, imensas resmas de papel, o filme, o acabamento, o corte, enfim, todo processo que envolve a produção de um livro?

Faço aqui um apelo aos professores da UFRN que tiveram títulos seus editados e produzidos na nossa editora para que façam uma visita para ver como se encontra a nossa editora. Aos ex-diretores da EDUFRN conclamamos a se juntar a nós, funcionários da Editora da UFRN para evitar que a mesma tenha o mesmo fim de várias de suas congêneres espalhadas pelo Brasil onde a tônica é a terceirização da produção dos livros. Ao SINTEST, solicitamos que compre essa boa briga a exemplo do que ocorreu no tempo de FHC quando impedimos a venda do maquinário e a desativação da gráfica. Em tempo: No último dia do mês de junho, os últimos funcionários terceirizados, contratados via Funpec, foram demitidos.

Os de casa estão em vias de se aposentar. Será que vai acontecer o mesmo que o Governo está tentando fazer com os HUs através da EBSERH e contratar uma empresa para administrar a gráfica? Esse modelo já é praticado em vários restaurantes universitários das universidades federais, Ou será que vamos ter o mesmo fim da categoria dos vigilantes e motoristas onde não se tem mais concurso público e cujas funções caminham para a extinção? SALVEM A GRÁFICA DA EDITORA DA UFRN ENQUANTO É TEMPO!!!

Por Edson Lima
Coordenador de Comunicação e Formação Sindical – FASUBRA Sindical
Designer Gráfico – Editora da UFRN
Graduado em Artes Visuais
Especialista em Gestão Universitária

OBS: Os textos publicados neste espaço são de inteira responsabilidade de seus autores e não transmitem necessariamente as posições e opiniões do SINTEST-RN.

Você também pode enviar sua sugestão de artigo ou seus textos próprios para o Espaço Aberto através do e-mail:     contato@sintestrn.org.br sob o título: Espaço Aberto.

Deixe aqui seu comentário

{module

[235]}

Comente pelo Facebook