O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte realizou uma cerimônia para homenagear pessoas que se destacaram na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu no Auditório do Ministério Público do Trabalho, na última segunda-feira (07), dia Mundial da Saúde e contou com a abertura do Coral “Vozes da Saúde” que é composto por servidores da Secretaria de Saúde (SESAP).

A entrega da Comenda acontece todos os anos e homenageia quatro pessoas, sendo uma do seguimento de profissionais, duas do seguimento de usuários e uma do seguimento gestor/prestador.

Paulo Roberto de Lima Soares, Sebastião Claudino dos Santos, Rita de Cássia Dantas e João Arthur de Santa Cruz Oliveira foram homenageados em reconhecimento ao seu profissionalismo, austeridade e dedicação altruísta em prol dos direitos sociais e na prestação de serviços de relevância pública na saúde, além de lutar em defesa do SUS e por uma saúde pública de qualidade.

Na ocasião, um breve currículo de cada homenageado era lido e um escolhido discorria histórias sobre a atuação dos mesmos em defesa do SUS. Foi um momento de grande emoção. Cada história contada expressava um pequeno pedaço da importância daquelas pessoas ao bem da coletividade. Inclusive, um dos homenageados, Paulo Roberto, foi representado por sua esposa na cerimônia por precisar fazer hemodiálise e cuidar da sua saúde que encontra-se frágil.

Nossa coordenadora geral, Vânia Machado, atualmente membro dos CES/RN entregou a comenda a enfermeira Rita de Cássia Dantas e falou um pouco da trajetória de luta de Rita na luta pelo SUS. Vale lembrar que, no ano passado, Vânia foi uma das homenageadas.

A Comenda do Mérito do Controle Social no Sistema Único de Saúde é entregue desde o ano de 2008 e já reuniu importantes nomes de lutadores que militam por um SUS de qualidade, gratuito e estatal. Na cerimônia deste ano, inclusive, sugeriu-se a edição de um livro com os nomes de todos que já receberam a homenagem, dada a riqueza encontrada em cada história.

Galeria de Imagens

{AG}Comenda-SUS-2014{/AG}

Deixe aqui seu comentário

{module

[235]}

 

 

Comente pelo Facebook