Nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, aconteceu a reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) que definiu detalhes sobre a participação do fórum na reabertura da mesa de negociação com o Governo Federal, que ocorre nesta terça-feira, dia 7.

Ficou estabelecido que cada entidade terá direito a indicar dois dirigentes sindicais, e a orientação é para que seja respeitada a paridade de gênero, ou seja, um homem e uma mulher.

Ainda, quatro das entidades que compõem o fórum – FENASPS, Fasubra, Condsef e Sinasefe – se reunirão na manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro, para combinar as falas e buscar garantir a paridade de gênero e participação de negros e LGBTQIA+ na representação.

O Fonasefe buscará garantir que haja uma transmissão ao vivo do ato de lançamento das mesas de negociações, para que toda a categoria possa acompanhar o debate.

PAUTAS

Na reunião nesta terça-feira, 7, o Fonasefe apresentará como proposta de metodologia a criação de duas mesas de negociação: uma Geral, com a participação de todas as entidades sindicais do Fonasefe e do Fonacate, e outra, Específica. A mesa Geral de negociação tem os seguintes eixos:

1. Reajuste Emergencial (26,94%);
  2. Reajuste dos Benefícios (saúde, creche e alimentação);
  3. Revogaço” das medidas do governo Bolsonaro que atacou o Serviço Público e as(os) servidoras(es);
  4. Campanha Salarial 2024, unificando todas as categorias em defesa da reposição salarial relativa a 1º de julho de 2010 (último reajuste do governo Lula);
  5. Ganho real de salário de acordo com o crescimento do PIB no período.

Já nas mesas específicas, cada entidade discute a reestruturação da carreira e suas demandas próprias.

Confira aqui o relatório completo da reunião do Fonasefe desta sexta, 3 de fevereiro.

Fonte: fenasps.org.br