Intitulada de “O golpe de 1991 e o Golpe de 2020 na Ufersa – o que a história tem a nos dizer”, a live contou com a participação que representantes sindicais e movimento estudantil, além de personagens importantes que vivenciaram o golpe na UFERSA, ESAM a época, em 1991, quando houve um manobra política para retirar o candidato eleito do cargo de reitor. O debate ficou por conta do professor José Torres, o docente Rodrigo Codes, e Paulo Sidney docente do IFRN, figuras que reviveram o passado e o presente do histórico de golpes na UFERSA.

Em quase duas horas de debate, os professores contaram como foi o processo de eleição para direção da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) em 1991 quando o Conselho Técnico Administrativo (CTA) mudou o regimento e desconsiderou a chapa “Alternativa” que havia sido eleita democraticamente para eleger o candidato da oposição que havia sido derrotado nas urnas. Momento parecido com o qual a UFERSA está passando.

Na última sexta-feira (21), em passagem por Mossoró, o presidente Jair Bolsonaro nomeou a terceira colocada da lista tríplice como reitora da UFERSA, o que caracteriza mais uma afronta a autonomia Universitária e ao processo de escolha da comunidade acadêmica. O professor Rodrigo Codes foi eleito com (37,55%) dos votos, sendo o mais votado pelas três categorias da Universidade, o que daria ao professor o cargo de reitor da UFERSA.

O Coordenador de Comunicação, Francimar Honorato, que no ano de 1991 também estava à frente do sindicato, relembrou os momentos de luta travados durante o golpe naquele ano. Sobre a nomeação da terceira colada da lista tríplice, Francimar destacou:

“Eu jamais iria imaginar que isso poderia acontecer quase 30 anos depois do golpe de 91. Depois de tanto tempo de democracia na Universidade, estamos mais uma vez revendo o passado. Que a sociedade não tenha esquecido o período obscuro que a gente viveu”.

A coordenação do SINTEST/UFERSA em parceria com as demais entidades representativas promoveram o debate com o intuito de alertar a população sobre a importância do respeito à democracia e à instituição. As entidades veem momentos como esses como um ataque à autonomia da universidade e também como uma forma do governo controlar as instituições.

O debate está disponível no canal do SINTEST/UFERSA no Youtube, acesse: encurtador.com.br/nuD56 e confira.