Com a retomada das reuniões periódicas entre funcionários e direção do SINTEST/RN, a pauta interna da entidade têm crescido e o momento é de apresentação das reivindicações dos funcionários, conforme definido na última reunião que tratou deste tema.

Em reunião realizada no dia 13 de fevereiro, uma comissão de diretores formada por Vânia Machado, José Rebouças, Adauto Sabino, Ana Cristina Araújo, Iêda Salviano e Ismael Martiniano, recebeu a pauta com as reivindicações dos dez funcionários do SINTEST/RN, a qual constava como pontos principais:

  1. Homologação através de acordo coletivo dos direitos já conquistados (pisos salariais, anuênio, auxílio saúde e auxílio alimentação);
  2. Ampliação do teto do auxílio para qualificação constante dos funcionários e escalonamento dos valores;
  3. Criação de Grupos de Trabalhos entre direção e funcionários para discutir a criação de um Plano de Carreira e também a viabilidade da implantação das 30h para todos os funcionários, sem redução salarial;
  4. Fim do desconto dos 6% dos vales transportes sobre o salário base.

Durante a apresentação da pauta, vários funcionários se pronunciaram com o objetivo de argumentar positivamente em relação aos pontos reivindicados e, pessoalmente, alguns diretores presentes explicitaram seus posicionamentos contrários ou favoráveis a respeito dos pontos. No entanto, ficou esclarecido que a decisão será do conjunto da direção, uma vez que os que ali estavam eram apenas uma comissão representativa.

A pauta já é de conhecimento geral de todos os diretores, pois foi apresentada pela comissão em reunião de direção no último dia 18/02. No entanto, o debate e a deliberação sobre ela serão realizados em nova reunião a ser marcada, com pauta única. A direção já sinalizou também que as discussões administrativas internas avançarão para contrapartida dos funcionários, onde ela também cobrará compromissos por parte dos mesmos.