Na manhã desta sexta-feira, a Progesp/UFRN realizou uma reunião virtual com a direção do Sintest/RN para discutir várias demandas da categoria. Esta reunião era uma reivindicação da direção do sindicato desde dezembro do ano passado e por diversos fatores só ocorreu agora.

Aparecida Dantas, coordenadora geral do sindicato, iniciou a reunião falando sobre a greve no serviço público e informou que a assembleia geral do dia 16/02 aprovou o estado de greve e que no dia 03 de março haverá nova assembleia para discutir a construção de uma greve unificada com outras entidades federais. Cida aproveitou a oportunidade para comunicar também que a assembleia aprovou da exigência do passaporte vacinal para ter acesso às dependências do Sintest.

Na pauta foram discutidos vários assuntos como: Atestado vacinal na UFRN; liberação do expediente na Universidade (para diretores) para realizar atividades do sindicato; solicitação da ampliação do tempo da palestra do Sintest no Seminário de Integração dos novos servidores; Parecer do STF sobre a aplicação dos fatores 1.2 e 1.4 para servidores a respeito das atividades insalubres; sobre descontos do PSS de aposentados e pensionistas; diversas demandas da área da saúde envolvendo insalubridade, perícia médica e a carga horária dos profissionais da enfermagem.

Atestado Vacinal na UFRN

A Progesp apresentou dados sobre o cadastro dos servidores. Até o momento, 3.440 servidores efetuaram a comprovação do esquema vacinal pelo SIGRH e destes, 1.808 são técnico-administrativos, dos quais apenas 7 declararam ter tomado somente a 1ª dose e 2 não se vacinaram por justificativa médica. Vale lembrar que esse quantitativo representa cerca de 60% dos TAEs, portanto ainda existe um percentual alto de colegas que ainda não fizeram sua comprovação, lembrando que o prazo termina no dia 25 de fevereiro. De acordo com a Progesp, aqueles que não o fizerem deverão responder à processo administrativo, podendo inclusive a ter que responder a termo de ajuste de conduta.

Uma preocupação demonstrada por Pedro Neto, coordenador de administração e patrimônio do sindicato, foi de como se dará a abordagem dentro das dependências do Campus Universitário para exigir que as pessoas mostrem o seu cartão de vacina. Segundo Mirian Dantas, Pró-reitora de Gestão de Pessoas, ainda não existe uma definição/orientação nesse sentido, mas que em breve deverá acontecer visto que o ano letivo se iniciará no dia 28 de março.

Palestra do Sintest/RN no Seminário de Integração dos novos servidores

Viktor Gruska, coordenador suplente do Sintest, solicitou à Progesp o aumento do tempo reservado ao sindicato para apresentar a entidade aos servidores recém chegados na UFRN. De acordo com Viktor, antes da pandemia o sindicato tinha 45 minutos para a sua apresentação e hoje, em sistema virtual, são apenas 15 minutos. Viktor ressaltou que esse momento de boas vindas é de extrema importância para dizer aos servidores que podem contar com um instrumento que luta contra o sucateamento da universidade, pelo reajuste salarial diante das perdas de vários anos e governos.

Mirian concordou que o tempo é pequeno, mas que é necessário otimizá-lo para usar da melhor maneira possível, que outros palestrantes têm o mesmo tempo e sugeriu criar no SIGRH um curso de formação que contemplaria o sindicato, preenchendo essa lacuna.

Mirian informou que a Universidade só recebeu o parecer do STF na semana passada e que ainda irão se debruçar sobre o tema e dar os encaminhamentos.

Descontos do PSS de aposentados e pensionistas

De acordo com o levantamento da Progesp, 198 técnico-administrativos estão nessa situação e os valores de desconto variam de caso a caso. A Universidade foi notificada pelo Ministério da Economia e Mirian disse que após constatar quem eram os servidores atingidos, a Progesp iria comunicá-los sobre os respectivos descontos. A direção do Sintest solicitou a notificação do Ministério da Economia e a planilha feita pela Progesp, ficando no aguardo do recebimento para avaliar as medidas que o sindicato poderá tomar.

Demandas da área da saúde

Celita Pessoa e Áurea Silva, ambas coordenadora do Sintest, apresentaram demandas dos servidores da MEJC e HUOL. Sobre o desconto da insalubridade nas férias, Solange Santos disse ser incorreto e irá averiguar o caso da servidora que fez o alerta ao sindicato; já acerca da carga horária dos servidores dos hospitais que, segundo Celita, precisam dar 15 plantões para cumprir sua carga horária, os mesmos reivindicam adequações no sentido de regulamentar a carga horária dos profissionais da enfermagem. Mirian disse que essa é uma queixa antiga e que a Progesp já estuda uma maneira de solucionar a questão, e se comprometeu em priorizá-la.

Foram discutidos ainda casos específicos sobre remoção de servidores e a reunião que iniciou às 10h30 terminou por volta das 12h.

Fotos: