Os encontros aconteceram nos dias 17 e 19 de maio e, na ocasião, foi aberto diálogo em busca de expor e buscar resolução às demandas dos servidores

Por Renata Nalosco

A coordenação da delegacia sindical de Mossoró esteve presente em reunião com a reitoria da UFERSA e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) para tratar de assuntos relacionados a categoria nesta última semana. Foram realizados dois encontros com a administração central. O primeiro deles aconteceu no dia 17 com a presença pró-reitora Keliane, da PROGEPE, e no dia 19 de maio com o Reitor da universidade, prof. Arimatéia de Matos.

Na reunião com a PROGEPE, a diretoria dialogou a respeito das resoluções que estão em processo de construção, como afastamento para cursar pós-graduação, recepção de novos servidores e estágio probatório para servidores técnicos. Estes três tópicos foram pautados pela Delegacia Sindical, onde em resolução a pró-reitora se comprometeu em enviar os textos para que o sindicato possa participar de sua elaboração. Na ocasião, também foi discutida uma parceria entre o SINTEST e a PROGEPE na capacitação dos servidores, onde ficou acertado que o SINTEST será convidado a participar da organização do II Seminário de Práticas Administrativas e também no oferecimento de cursos de capacitação para os servidores por parte do SINTEST.

No encontro foi pauta, também, assuntos referentes a carreira de três servidores que procuraram o sindicato. “Vamos estar semanalmente na PROGEPE em busca de resolver as demandas da categoria, visto que essa é a Pró-reitoria que mais tem contato com as solicitações dos servidores”, contou Allyson Bezerra, coordenador geral da delegacia sindical do SINTEST/RN.

A reunião com o Reitor, prof. Arimatéia de Matos, aconteceu no dia 19 de maio e na ocasião a coordenação da delegacia demonstrou interesse em contribuir com a atual gestão para que juntos possam discutir os caminhos para o atendimento das pautas internas dos servidores técnicos. Foram tratados os caminhos para a consolidação dos turnos contínuos, onde a administração se comprometeu em levantar uma alternativa para que os processos ocorram com maior celeridade. Os coordenadores da delegacia solicitaram uma maior participação do SINTEST/RN nas decisões da universidade – como no planejamento orçamentário anual, assim como representação de técnicos em eventos institucionais, tais quais: posses de novos servidores e colação de grau. O Reitor se comprometeu de a partir da próxima colação de grau solicitar representação dos técnicos administrativos no evento.

A direção efetuou a entrega de ofício com os nomes dos participantes dos Grupos de Trabalho (GTs) e ao final da reunião foi discutida a Pauta Interna, apresentada durante consulta prévia à reitoria, onde o reitor solicitou que este debate tomasse seguimento com a presença da nova equipe de gestão, que será empossada em agosto de 2016.