As portarias 22 e 100/21 foram suspensas pelo Conselho Universitário; orientações, critérios e procedimentos gerais foram criados para a execução presencial ou híbrida das atividades administrativas de forma segura

Em duas sessões realizadas na última sexta (12) e nesta segunda-feira (15), o conselho universitário suspendeu as portarias publicadas pela atual gestão da UFERSA que tratam das atividades presenciais na universidade. O Conselho levou em consideração o momento crítico que pandemia que assola o país, bem como o Estado do Rio Grande do Norte.

O documento publicado pelo Consuni determina que o atendimento ao público interno ou externo ocorrerá de forma remota, mantendo-se presenciais as atividades de atendimento e manutenção da vida e saúde de pessoas e animais, bem como aquelas que, por sua natureza, não puderem ser realizadas de forma remota, observada a plenitude das condições descritas no plano de Biossegurança da UFERSA.

As Pró-Reitorias, as Direções de Centro, as Superintendências e os Órgãos ou as Unidades Suplementares enviarão ao Gabinete da Reitoria, no prazo de 10 (dez) dias, a lista das atividades para cuja execução seja imprescindível o trabalho presencial ou híbrido.

Uma resolução ainda será publicada contendo normas complementares acerca do retorno gradual e seguro das atividades que somente possam ser executadas de forma exclusivamente presencial ou híbrida, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela decisão do conselho.

O Sintest/UFERSA lembra que a reunião do Consuni foi realizada após a coordenadora do sindicato e conselheira, Kaliane Morais, convocar o conselho para discutir as portarias publicadas pela reitoria da universidade em virtude do agravamento da pandemia e os dados da taxa de ocupação de leitos de UTI mostrarem-se altos nas últimas semanas na cidade de Mossoró, além da atual gestão também ferir os princípios da isonomia da universidade.

“Seguiremos na luta em defesa da vida. Neste momento crítico em que mais uma vez nós estamos vivendo, não podemos colocar em risco a vida do servidor. Para além da função de resguardar os direitos da categoria, precisamos mais do que nunca neste momento cuidar uns dos outros e este é o nosso papel enquanto sindicato”, ressaltou Kaliane Morais.