O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) aprovou nesta segunda-feira (31/07), parecer de recomendação de destituição da reitora interventora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira. Com 19 votos favoráveis e 3 abstenções, agora cabe ao Ministério da Educação (MEC) acatar ou não a decisão.

Ludimilla foi nomeada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), à revelia da comunidade acadêmica, e pode perder o cargo porque teve o título de doutora cassado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em junho de 2023, ao final de um processo por plágio em sua tese.

Caso o Ministro da Educação Camilo Santana siga a decisão do colegiado, a tendência é que o doutor mais antigo assuma o cargo com prazo de 90 dias para convocar novas eleições.