Acontece nesta quarta-feira mais uma reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde do RN (CES-RN), o qual o SINTEST/RN faz parte através da coordenadora geral Vânia Machado. O espaço que nossa entidade ocupa no conselho é de titularidade, além de fazer parte da mesa diretora, sendo o mandato de 2013 a 2015.

Sobre a reunião

A reunião acontece no auditório da Secretária de Saúde do estado (Sesap) e durará todo o dia. Um dos temas de maior importância da reunião é a discussão sobre regulamentação das eleições dos conselhos municipais de modo a garantir todas as condições necessárias aos processos no setor do controle social de saúde no RN.

A reunião contou com a presença do atual secretário de saúde do estado, Dr. Ricardo Lagreca, antigo conhecido da nossa categoria, uma vez que esteve durante muitos anos a frente do nosso maior Hospital Universitário, o HUOL. Tanto o secretário como seu adjunto optaram por serem os conselheiros no CES que representam a gestão (havia a possibilidade de indicação de outros conselheiros).

No período de informes, a conselheira Vânia Machado aproveitou para informar a paralisação dos federais prevista para o dia 03/03, bem como os pontos de pauta reivindicados, dando destaque para os que têm ligação direta com o trabalho no controle social na saúde: a revogação da Funpresp e da Ebserh, além da liberação dos dirigentes sindicais com ônus para o Estado e sem prejuízos na carreira.

A pauta prevista é a seguinte:

I – Verificação de quórum e abertura;

II – Execução do Hino do RN

III – Justificativa de ausências;

III – Expediente da 218ª Reunião Ordinária

IV – Aprovação de Atas: 215ª, 216ª e 217ª Reuniões Ordinárias.

V – Informes:

·     Resolução sobre eleições nos CMS/RN

·     Calendário do período,

VI – Ordem do dia

10h15 às 11h30

ITEM 01: Apresentação da Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2014 da Secretaria Estadual

da Saúde Publica/SESAP-RN.

Apresentação: Terezinha Rego – Cpcs/Sesap-RN.

Coordenação da Mesa: Francisco Nonato – Coordenador Cofin-CES/RN.

11h30 às 12h15

ITEM 02: Apresentação sobre o Cefope e planejamento 2015.

Apresentação: Jorge Castro – Coordenador do Cefope/Sesap-RN

Coordenação da Mesa: Mayara Acipreste – Coordenadora da CIEP-CS.

ALMOÇO

ITEM 03: A inserção do cirurgião dentista na Rede Hospitalar do RN.

Apresentação: Eimar Lopes de Oliveira – Comissão de odontologia hospitalar/Cro-RN.

Coordenação da Mesa: Aldenísia Alves – CES-RN.

ITEM 04: Deliberação do Regimento Interno da 8ª Conferência Estadual de Saúde.

Apresentação: Conselheiro Francisco Batista Júnior – CES/RN.

Coordenação da Mesa: Canindé Santos – Presidente CES/RN.

ENCAMINHAMENTOS GERAIS E ENCERRAMENTO

Sobre o Conselho

O Conselho Estadual da SaúdeCES – é um órgão colegiado, deliberativo, paritário e de natureza permanente, que integra o SUS no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Está diretamente ligado ao gabinete do (a) Secretário (a) de Saúde, de forma a preservar sua autonomia. A criação do Conselho Estadual de Saúde foi estabelecida por lei estadual com base na Lei nº 8.142/90.

{AG}Reuniao-CES-RN-2015{/AG}

Deixe aqui seu comentário