Na tarde de ontem (19/12) o CONSAD (Conselho de Administração da UFRN) esteve reunido para votar, entre outras coisas,  o aumento da tarifa praticada no Restaurante Universitário (um dos mais caros do país) de 7 para 8 reais, e de 3 para 4 reais aos estudantes que tem o valor parcialmente subsidiado.

O SINTEST/RN lamenta e repudia a total falta de respeito da Reitoria da UFRN para com a comunidade acadêmica, em especial os estudantes que certamente serão os mais atingidos. De maneira arbitrária, a toque de caixas, já que os estudantes estão em período de férias e o DCE sequer foi comunicado, a administração mostra sua incapacidade de promover o debate de um tema tão relevante e que mexe com o cotidiano de todos.

Lamentamos ainda mais a atitude truculenta e antidemocrática ao impedir que os estudantes entrassem na sala dos colegiados, onde a reunião estava acontecendo. Atitude esta completamente incompatível com as premissas de uma universidade pública onde os conflitos, debates e a pluralidade de ideias fazem parte deste universo. Além disso, a administração agiu de maneira constrangedora à todas as pessoas que circulavam pela reitoria, ao formar uma barreira composta pela segurança patrimonial para impedir que qualquer pessoa que não fosse conselheiro do CONSAD a entrar no local.

Parabenizamos os estudantes presentes que por quase duas horas mantiveram-se firmes, em uma manifestação legítima e pacífica, buscando o diálogo com o relator da proposta de aumento, o Pró-Reitor Edmilson Lopes.

Embora o aumento tenha sido aprovado e apenas cinco estudantes foram autorizados a participar da reunião, vale destacar que a medida não foi acatada passivamente, pois os estudantes resistiram, permanecendo na Reitoria por 5 horas, garantindo que suas reivindicações fossem ouvidas. A mobilização resultou em uma votação apertada (10 a favor, 7 contra e 3 abstenções) e mesmo que não tenha sido favorável, é importante destacar o papel do movimento estudantil em defesa de um RU que sirva a todos e com o preço acessível.

Fotos: