Nova diretoria da Fasubra foi eleita na última sexta-feira (11), durante o XXIII CONFASUBRA. A direção geral eleita é composta por 27 diretores, que vão coordenar a entidade por três anos.

Cinco chapas participaram do pleito, “1 – Frente Base, Combate e PSLivre”, “2 – CTB”, “3 -Sonhar Lutar”, “4 – Resinificar” e “5 – UNIR”, que elegeu a nova direção nacional da federação. Com 369 votos a chapa “Sonhar Lutar” foi a grande vencedora, elegendo 9 diretores.

Como as vagas na diretoria levam em consideração o percentual de votos as chapa 1 e 2 elegeram quatro coordenadores cada, a chapa 4 elegeu dois e a chapa 5 elegeu oito delegados. As chapas têm até o dia 17 de maio, para divulgar os nomes dos diretores.

Saldo do Congresso

Para Aparecida Dantas, coordenadora geral do Sintest/RN,  além de eleger a nova diretoria da Federação, o evento foi de grande importância pela avaliação feita da conjuntura e pelos debates ricos diante de uma grande diversidade de pensamentos. Ela vê com grande importância a aprovação de resoluções relativas às mulheres e a criação da coordenação de políticas voltadas para as questões de sexualidade e gênero.

O CONFASUBRA, culminou com a aprovação, do Plano de Lutas, a ser divulgado. O evento aprovou ainda a mudança do mandato da Direção Nacional de 2 para 3 anos, o reforço nas ações de combate ao racismo e a luta contra a empresa EBSERH. Foi aprovada ainda a Paralisação Nacional para o dia 23 de maio. Aparecida reforçou, “Nós nos unimos com a proposta de defender a democracia”.

A Fasubra tem hoje 46 sindicatos em sua base e desde 2009 é independente, não sendo filiada a nenhuma confederação. O relatório geral do CONFASUBRA e o Plano de Lutas serão divulgados até o final da semana.

Galeria: