O SINTEST-RN/UFERSA também programou sabatinas com os candidatos e os técnico-administrativos para discutir a pauta de reivindicações da categoria.
Por Passos Jr
Tudo certo para o ciclo de debates com os candidatos à reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, uma iniciativa conjunta do SINTEST-RN/UFERSA, ADUFERSA e o DCE. O primeiro será no Campus Mossoró nesta terça-feira, 29, a partir das 18 horas, no Ginásio de Esportes. As regras para o ciclo de debates que vai acontecer em Pau dos Ferros às 15h do dia 31/03; Angicos às 15h do dia 04/04 e, Caraúbas às 09h do dia 06/04, foram amplamente discutidas pelos representantes das três entidades promotoras, bem como pela assessoria dos candidatos que disputam a reitoria da UFERSA.
“Temos plena consciência da importância desse momento, daí, a nossa iniciativa de convidar a ADUFERSA e o DCE para organizarmos esse ciclo de debates que dará oportunidade a toda a comunidade acadêmica em ouvir as propostas dos três candidatos que disputam a reitoria da UFERSA”, afirmou o coordenador regional do SINTEST-RN/UFERSA, Allyson Bezerra. Lembrando que além do ciclo de debates, o sindicato também vai promover no campus central em Mossoró, encontros individuais dos candidatos com os servidores técnico-administrativos. Todo processo, dos debates e das sabatinas, foi organizado com ampla transparência sem benefícios prioritários a nenhum dos candidatos.
NORMAS – As normas para o ciclo de debates para a consulta a reitor(a) e seus respectivos vices, foram aprovadas por unanimidades por todos os representantes das candidaturas à reitoria. Ao todo, serão 05 blocos. O primeiro destinado à apresentação das chapas, com tempo de 5 minutos para cada candidato. A ordem inicial será feita mediante sorteio, podendo fazer uso da palavra tanto o candidato a reitor(a) quanto o vice. O segundo bloco será para discussão temática entre os candidatos. Tantos os temas quanto à ordem de quem e para quem faz a pergunta será mediante sorteio. Cada candidato terá direito a fazer e responder uma única pergunta, sendo garantida réplica e tréplica. O tema só poderá ser explorado em uma rodada, na rodada seguinte deverá ser sorteado outro tema. As perguntas deverão ser direcionadas pelos temas: assistência estudantil, ensino, pesquisa e extensão, infraestrutura e gestão de pessoas. Não será permitido questionamentos sobre a vida pessoal, bem como acusações a integridade moral dos candidatos.
Antes de passar para o terceiro bloco, o debate terá um intervalo de 10 minutos. Nesse tempo, os candidatos poderão descer do palco para se reunirem com as suas coordenações de campanha. Neste momento será o prazo final para que os participantes possam depositar sua pergunta na urna destinada para esse fim. As perguntas do público deverão ser feitas em formulário padrão disponibilizados pela organização. O terceiro bloco é destinado para as perguntas das entidades de classes, ou seja, o SINTEST-RN/UFERSA, a ADUFERSA e o DCE. Cada entidade fará uma pergunta escrita para cada candidato, que responderão por ordem de sorteio. O tempo para a resposta será de 3 minutos por pergunta.
O quarto bloco será destinado à participação da comunidade. Serão sorteadas três perguntas do público que foram encaminhadas por escrito. Cada candidato responderá a mesma pergunta por ordem de sorteio, com 3 minutos para a resposta. O quinto e último bloco será destinado às considerações finais de cada chapa. Nesse bloco, a exemplo do primeiro, os candidatos a vice-reitor poderão fazer o uso da palavra, sendo destinados 5 minutos para cada chapa.
REGRAS – As entidades promotoras do ciclo de debates pontuaram algumas regras que devem ser rigorosamente seguidas pelos participantes. Uma comissão formada por um membro do SINTEST-RN/UFERSA, ADUFERSA e DCE será responsável por julgar os pedidos de direitos de resposta e demais solicitações dos candidatos no decorrer do debate, além de auxiliar o mediador. O candidato a que venha sofrer algum tipo de ofensa de natureza moral ou ideológica terá um minuto para a sua defesa. Os mediadores serão formados por pessoas externas da comunidade universitária da UFERSA.
Outra regra é que caberá ao mediador indeferir perguntas impertinentes ou de cunho pessoal; evitar alterações entre os candidatos e, entre estes e a plenária e vice-versa; censurar o uso de expressões injuriosas e depreciativas da imagem de membros e candidatos da UFERSA; solicitar da plenária contenção em manifestações consideradas inoportunas; interferir na condução dos trabalhos, podendo cassar a palavra; e efetuar os sorteios da ordem das falas dos candidatos durante o debate.
SABATINAS – Quanto as sabatinas, Allyson Bezerra adiantou que o SINTEST-RN/UFERSA já encaminhou aos três candidatos à reitoria uma pauta com 35 pontos relativos aos técnico-administrativos. “A ideia é promover uma sabatina tendo como roteiro as nossas reivindicações do ponto de pauta”, afirmou o sindicalista.
O primeiro encontro será com o candidato Francisco Odolberto na próxima quarta-feira, dia 30. O segundo encontro será com a candidata Ludimilla Oliveira no dia 05 de abril e, encerrando as sabatinas o candidato José de Arimatea, no dia 07 de abril.
Todos os encontros dos servidores com os reitoráveis vão acontecer às 8:30h da manhã, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC. “Espero contar com a participação de um grande número de técnicos que vão ter a oportunidade de ouvir dos candidatos o que eles pensam sobre as nossas reivindicações”, afirmou Allyson orientando os servidores para se organizarem tanto para os debates, quanto para as sabatinas que vão acontecer na UFERSA/Mossoró.
Mais uma vez, o coordenador do SINTEST-RN/UFERSA reforçou a neutralidade da entidade no processo sucessório na consulta pública para indicação do reitor(a) da Ufersa, inclusive, não admitindo por meio de nota pública que as lutas e conquistas da categoria sejam utilizadas como iniciativas ou conquistas de nenhum dos candidatos.
Galeria de Fotos: