A professora do curso de medicina da Ufersa Osvani Goes, também ginecologista e especialista em mastologia, comandou toda a discussão. Ela falou sobre a importância do autoexame para a detecção precoce do câncer de mama.

A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis. “Câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres”, destacou a professora.

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

“Sabemos da importância de discutir esse tema com nossas companheiras, por isso, realizamos o debate para alertar as mulheres sobre a doença e ressaltar a necessidade de fazer todos os exames anualmente”
, disse Rudna Angélica, Coordenadora da pasta da mulher trabalhadora.

Comente pelo Facebook