A comunidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deve efetuar até esta sexta-feira, 25 de fevereiro, a comprovação do esquema vacinal contra a covid-19, para acesso às dependências físicas da instituição. De acordo com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), até esta quinta-feira, 23, um total de 27.794 pessoas efetuaram os procedimentos pelos sistemas integrados, o que representa mais da metade do público esperado.

A exigência da documentação entra em vigor a partir do início do ano letivo de 2022, em 28 de março. A iniciativa foi aprovada pelos Colegiados Superiores da UFRN, por unanimidade de votos, no final de dezembro, e faz parte do planejamento para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, quando também haverá a retomada 100% presencial das atividades administrativas.

Pelos sistemas integrados (Sigaa ou SIGRH), para efetuar a comprovação, deve-se escolher uma das seguintes opções: Vacinado (Importar do RN + Vacina); Vacinado Completo (anexar comprovante); Vacinado Incompleto (anexar comprovante); Não Vacinado com Justificativa Médica ou Técnica; Não Vacinado por Opção.

Segundo a STI-UFRN, até o dia 22 de fevereiro, 23.998 pessoas efetuaram a comprovação do esquema vacinal pelo Sigaa, o que representa quase 50% do público esperado. Já pelo SIGRH, até 23 de fevereiro, um total de 3.796 pessoas responderam, cujo valor corresponde a pouco mais de 60% das respostas esperadas.

Estudantes

Quem tiver vínculo como estudante deverá comprovar o esquema vacinal pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Quem não efetuar a comprovação não poderá frequentar as aulas e atividades acadêmicas presenciais, terá o registro de frequência e nota bloqueados nas turmas dos componentes curriculares nos quais estiver matriculado e terá o programa suspenso compulsoriamente no respectivo período letivo. Alunos com comorbidade poderão solicitar o Regime de Exercícios Domiciliares, conforme as regras estabelecidas na Instrução Normativa (IN) da Prograd. Os ingressantes de 2022 farão a comprovação do atestado vacinal em um segundo momento, que será divulgado em breve.

Servidores

Quem tiver vínculo como servidor (técnico ou docente) deverá comprovar o esquema vacinal pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). Caso o servidor também possua vínculo como estudante, deverá realizar a comprovação no SIGRH e no Sigaa. As pessoas que anexarem declaração com justificativa médica ou técnica irão passar por perícia médica, que será realizada antes de 28 de março, e as não vacinadas por opção serão ouvidas pela Corregedoria da UFRN, que adotará as providências cabíveis. Os que estão com esquema vacinal incompleto, dentro do prazo protocolar, serão considerados em situação regular até a comprovação do esquema vacinal completo.

Terceirizados, contratados e HUs

Na contratação de prestação de serviços firmados no âmbito da UFRN e que atuam nos Hospitais Universitários (HUs), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deve-se solicitar à empresa prestadora de serviço a comprovação do esquema vacinal em conformidade com o calendário de imunização de todos os trabalhadores terceirizados, como condição para início ou continuação dos serviços.

Outras informações constam nas Instruções Normativas:

IN nº 08.2022-PROGESP, de 02 de fevereiro de 2022

IN nº 09.2022-PROGESP, de 03 de fevereiro de 2022

IN nº 04.2022-PROGRAD, de 07 de fevereiro de 2022

Dúvidas frequentes (FAQ) das Instruções Normativas:

FAQ IN n 08.2022 PROGESP

FAQ IN nº 09.2022 PROGESP