Pela primeira vez um técnico-administrativo compõe um cargo de gestão

O campi da UFERSA em Caraúbas vive mais um momento histórico no processo democrático de eleição. Depois de ter sido o primeiro campus a compor três chapas para disputa de direção, pela primeira vez um técnico-administrativo assume cargo na gestão do campus. Com quase 500 votos válidos, a chapa 1 formada pela professora Simone Maria da Rocha e pela técnica-administrativa Dalvanira Brito Rodrigues, assumirão os cargos de Diretora e Vice-diretora pelos próximos quatro anos.

Com o slogan “Um campus com a grandeza dos nossos sonhos” durante a campanha as servidoras destacaram que o momento atual da educação brasileira exige “de nós uma disposição, cada vez maior, para o trabalho colaborativo, participativo e democrático“. A bibliotecária Dalvanira Rodrigues destacou o momento histórico do campus,

“me sinto extremamente feliz e orgulhosa em poder contribuir ainda mais para o desenvolvimento do campus e para a promoção de uma educação pública e de qualidade. A escolha para a gestão é a representação de um ambiente democrático e participativo. Tenho plena certeza que todos os nossos técnicos-administrativos foram fundamentais em todo o processo, desde a formação da parceria Simone e Dalva até a concretização do resultado final. Sei que temos um longo caminho a percorrer com desafios e conquistas, mas buscando adotar uma gestão participativa que contemple toda a comunidade UFERSA Caraúbas e que promova melhorias no nosso campus”.

Para a coordenação do SINTEST/UFERSA, é um momento histórico para a categoria dos técnicos-administrativos, “a eleição foi paritária, democrática e bem participativa. Mais uma vez a categoria dos técnico-administrativos foi decisiva para o processo de consulta. Esperamos que os próximos reitores da Ufersa continuem optando pela democracia e de liberdade de escolha“, destacou Kaliane Morais, coordenadora do SINTEST/UFERSA.

A consulta para a escolha dos diretores dos Campi de Angicos e de Caraúbas foi uma decisão defendida desde o início pelo reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, que garantiu manter o processo para que a comunidade pudesse ser ouvida e ela mesmo escolhesse seus novos dirigentes. Pelo Artigo 8º da MP 914/2019, os reitores das universidades federais têm autonomia para escolher e nomear os diretores de campi, mas o Reitor Arimatea abriu mão dessa prerrogativa e deixou a própria comunidade dos campi da Ufersa fazer a sua escolha de forma paritária. “Essa é mais uma liberdade que eu, na posição de reitor, ofereço e garanto para as comunidades dos campi. Pela MP, poderíamos simplesmente ter nomeado os diretores, mas deixamos essa decisão para a comunidade. É o justo e o mais correto a se fazer”, explicou o reitor Arimatea.

A novidade desta consulta é que ela foi realizada via plataforma eletrônica SIGEleição. Esse sistema já é utilizado com sucesso e segurança por outras universidades federais, a exemplo da UFRN, que criou o SIGEleição e que já vem usando há duas consultas seguidas. Cerca de 30 instituições do Brasil também usam o sistema. Nos campi de Angicos e Caraúbas, o SIGeleição funcionou perfeitamente e foi bastante elogiado pela comunidade. Esse mesmo sistema será usado para a consulta de reitor no próximo dia 15 de junho. O reitor deve nomear os novo diretores até próxima sexta-feira (29). A nomeação será publicada no dia 01 de junho no diário oficial.

Com informações: ASSECOM