A decisão foi tomada durante assembleia de greve, nesta quinta-feira (19), no auditório da Faculdade de Farmácia da UFRN. Desde sua última reforma, que o Restaurante Universitário (RU) está de portas fechadas para os servidores da universidade, atendendo apenas estudantes.

Isso na teoria, pois na prática há várias denúncias que dão conta de que a comunidade do bairro de Nova Descoberta e outros usuários que não-estudantes estão usando o RU sem maiores problemas, uma vez que a fiscalização não é eficaz.

Além dessas informações, o estudo feito pela comissão formada por técnicos, incluindo os conselheiros do Consad, detectou falhas na planilha usada como justificativa pela administração central para praticar preços altos na cobrança aos técnicos. A planilha inicial  previa gastos com pessoal (servidores efetivos e terceirizados), com energia elétrica  e material de expediente, por exemplo. Após argumentação por parte dos conselheiros dos técnicos em reunião com a Proplan (pró-reitoria de planejamento), os custos da planilha reduziram em quase um milhão, ficando em 4 milhões e 83 mil reais.

Deliberação de assembleia

Após apresentação do histórico de negociação feita pelo SINTEST/RN e pelos conselheiros (Jane Suely, Heronídes Filho e Gilvan Bernardo), a proposta aprovada pela categoria foi a seguinte:

Conceder autonomia e margem de negociação à comissão que está discutindo o RU, bem como aos conselheiros para lutarem pelo menor valor possível, com base nas planilhas que temos em mãos, sendo que não serão aceitos os valores de R$ 4,50 para almoço e R$ 4,00 para jantar, sob qualquer hipótese. Que devemos continuar lutando para que os terceirizados tenham acesso ao RU pagando os mesmos valores que nós e ainda, que devemos lutar para que sejam aprovados dois grupos de usuários, sendo o grupo dos pagantes e dos não pagantes, ou seja, o valor aprovado para os técnicos, que sejam os mesmos valores aos estudantes que podem pagar, para os docentes e para os terceirizados.

Outros encaminhamentos

Nesta mesma assembleia, além da decisão sobre o RU também foram aprovados encaminhamentos importantes para esta e para a próxima semana. São eles:

– Apresentação de material com histórico sobre a carreira, elaborado por Sandro Pimentel e Aparecida Dantas. Primeiramente para o Comando Local de Greve e, posteriormente para o plenário em assembleia;

– Aprovado o nome de Edson Lima como delegado no Comando Nacional de Greve, de 18 a 22/07, em substituição ao colega Roberto Luiz;

– Aprovado o cancelamento das atividades marcadas para sexta-feira em Santa Cruz em virtude de problema de comunicação entre a Câmara daquela cidade que acabou não marcando a audiência pública, consequentemente não fazendo a convocação dos seus vereadores;

– Homologados os nomes dos representantes da mesa de negociação escolhidos pela direção do sindicato: Aparecida Dantas e João Maria dos Santos;

– Confirmada a realização de assembleia na terça-feira, excepcionalmente às 14h30, na reitoria da UFRN;

– Por fim, a categoria aprovou por unanimidade de votos a continuidade da greve por tempo indeterminado.

Comente pelo Facebook