CARTA ABERTA DA BASE À DIREÇÃO DO SINTEST-RN
29 de maio de 2025
Nós, membros da base do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte (SINTESTRN), considerando os fatos ocorridos na última assembleia geral deste sindicato, realizada em 19/05/2025, vimos por meio desta reforçar o nosso apoio à atual direção do SINTESTRN, eleita de forma democrática no ano passado. Além disso, expressamos nossa insatisfação com os atos agressivos e desrespeitosos, que marcaram de forma negativa aquela assembleia.
Acompanhamos, com preocupação e perplexidade, os atos praticados por alguns participantes da assembleia, incluindo pessoas ligadas à oposição e ex-dirigentes do SINTESTRN. Tais atos incluem: agressividade contra os dirigentes que conduzem a assembleia, cerceamento das falas dos coordenadores, desconexão da caixa de som com o objetivo de impedir a continuidade da assembleia e a condução dos trabalhos pela Mesa Diretora, corte do fio do microfone, mais uma vez com o objetivo de atrapalhar as falas e tumultuar a assembleia, além de causar prejuízos financeiros ao sindicato; e uma tentativa, de forma agressiva, de intimidar uma pessoa idosa.
Cabe destacar que todos têm direito a expressar a sua opinião, mas os fatos aqui relatados são antidemocráticos e merecem repúdio por parte da base e da direção deste sindicato. Não podemos ser coniventes com ações que visam tumultuar e impedir a realização das atividades sindicais, além de atos agressivos que comprometem a imagem e a credibilidade do SINTESTRN.
Sendo assim, nós, trabalhadores técnico-administrativos em educação e membros da base deste sindicato, solicitamos providências à direção do SINTESTRN em relação aos fatos aqui relatados.
Assim, reivindicamos:
- Apuração dos fatos ocorridos – Que todas as atitudes antidemocráticas e desrespeitosas, ocorridas na assembleia do dia 19/05/2025, sejam apuradas e punidas de acordo com o estatuto do SINTESTRN.
- Condução dos trabalhos – Que a Mesa Diretora da assembleia alerte e repudie imediatamente qualquer ato de violência e de desrespeito e comunique que essas ações não serão permitidas e serão apuradas de acordo com o estatuto do sindicato.
- Registro em ata – Que todos os fatos sejam registrados em
- Gravação de todas as assembleias – Que todas as assembleias sejam gravadas, com câmera que alcance a área da mesa e o espaço destinado aos oradores.
Nosso compromisso com a luta sindical é inegociável. No entanto, para que possamos seguir fortalecidos, é essencial um ambiente propício e harmonioso, no qual os participantes se sintam seguros e que todos contribuam para a construção de uma carreira mais valorizada, por melhores condições de trabalho e por um serviço público de qualidade.
Por fim, reforçamos o nosso apoio à direção do SINTESTRN, eleita por ampla maioria da categoria e de forma democrática, que luta incansavelmente pela reestruturação do nosso sindicato e pela participação efetiva da base.
Respeitosamente,
Adriano Carlos Costa de Morais
Alane de Medeiros Silva
Alexsandro Justino Dionisio
Anderson Luis de Farias Soares
André Campos Bezerra
André santiago da fonseca silva
Anthonini Araújo Rodrigues
Aurélio Pereira de Oliveira
Bráulio Caio Ferreira da Costa
Brunno Santiago e Silva
Bruno Augusto da Costa Ferreira
Bruno Medeiros Lacet
Bruno Teonácio dos Santos
CAIO BRENO ARAUJO DE PAIVA
Carlos Eduardo Pereira Duarte
Cícero Basílio de M. Sousa
Cicero Ferreira de França Neto
Dalton Dantas de Oliveira
Dinarte de Medeiros Brito Júnior
Edriene Pinto Marinho
Elder Prata Vieira Paiva
Esdras Cavalcante de Menezes Santos
Euryanne Caroline Costa da Silva
Fernanda Azevedo
Fernanda Pessoa Coutinho Fernandes
Fernando Montanaro Paiva de Almeida
Helder Cunha Balbino de Araújo
Heloize dos Santos Pereira
Henrique André Barbosa Bittencourt Dutra
Honoré Vicente Cesário
Iranilton Ferreira de Sousa
Isaque Asafe Costa da Silva
Ivanilka Lima de Azevedo
Jazon Paulino Lisboa Moreira
Jellyel Kennedy de Oliveira Santos
João Batista Xavier
José Alexandre Barbosa da Silva
Leandro Dias Beserra
Leonardo René dos Santos Campos
Lucas Otávio Vieira
Luis Fhelipe Ribeiro Gomes Netto Marinho
Luiza Maria Pinheiro dos Santos
Márcio C Brito
Mateus Carlos de Almeida
Mayane Paulino de Brito e Silva
Oberlan de Oliveira Lima Medeiros
Roberth Gabriel Mariano dos Santos
Rosanne de Lima Filgueira Dantas
Suerlene Kézia Medeiros de Souza
Talita Araújo de Andrade
Thiago de Abreu Lima
Tiago de Araújo Chacon
Wagner Nicacio de Castro Barbosa
Wal’ Hença Marques
Weverson Lima
CLIQUE AQUI para baixar a carta.