Na manhã desta quarta-feira (01), o SINTEST/RN promoveu uma importante palestra de conscientização sobre o Câncer de Mama como abertura do “Outubro Rosa”. Campanha realizada mundialmente, o Outubro Rosa acontece para chamar atenção para a doença que, no Brasil, é a que mais causa mortes entre mulheres.

O SINTEST/RN resolveu promover esse momento de esclarecimentos sobre o tema por entender que somente o conhecimento pode salvar vidas, uma vez que não há prevenção contra esse tipo de câncer, mas sim o diagnóstico precoce.  O evento aconteceu no Auditório da Reitoria da UFRN e contou com a participação do Dr. Murillo Britto, médico mastologista na Maternidade Januário Cicco e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional do RN como palestrante.

Todos os participantes poderão procurar a entidade a partir da segunda-feira (06) para receber seus certificados de participação na palestra.

Sobre o Câncer de Mama

Costuma-se dizer que não há prevenção para a doença e sim a detecção precoce. No entanto é importante destacar que há atitudes que podem ser consideradas uma espécie de “prevenção. A prevenção primária busca eliminar agentes causais como o controle do tabagismo e o controle nutricional (limites ao consumo de álcool e conservas, por exemplo). Ingestão excessiva de sódio, gorduras saturadas, não fazer exercícios são fatores prejudiciais, por exemplo.

Há também as chamadas cirurgias profiláticas, realizadas quando o risco é considerado extremo e a detecção precoce da doença não é possível ou não afeta o seu curso, como foi o caso bastante polêmico da atriz internacional, Angelina Jolie. Isso se dá com pessoas com histórico familiar específico para tal procedimento. Por fim,  utiliza-se ainda o uso de compostos farmacológicos – quimioprevenção.

Para além desse tipo de prevenção, o mais importante é o cuidado constante com o próprio corpo, através da realização periódica de exame clínico da mama, mamografia, ultrassonografia e também do autoexame. Vale ressaltar que este último não desobriga a mulher a submeter-se aos outros tipos de exames. Sobre isso, importante ressaltar que exames detectam melhor a doença se forem conjuntos. Uma mamografia sozinha, dependendo da densidade da mama, pode não mostrar anormalidades. Isso explica muitas vezes a necessidade de vir acompanhada de uma ultrassonografia e alguns casos até de uma ressonância magnética.

Conscientização é o segredo

A conscientização é muito importante, pois é exatamente através da detecção precoce que salvam-se vidas. Segundo as estatísticas, 95% das mulheres que se curam do câncer foram diagnosticadas cedo. Lembrando que a doença tem maior incidências e mulheres, mas homens não estão livres dela. No sexo masculino a preocupação é ainda maior, pois homens normalmente diagnosticam a doença já em estado muito avançado, pois têm menos cuidados da saúde. Por fim, uma questão também importante é procurar os profissionais especializados. Mulheres acabam se contentando com consultas ginecológicas, homens com cardiologistas e clínicos, mas são os mastologistas os profissionais indicados e melhor preparados para atuar neste campo.

Galeria de Imagens

{AG}Outubro-Rosa-2014{/AG}

Deixe aqui seu comentário

{module

[235]}

Comente pelo Facebook