A votação aconteceu na última terça-feira via SIGEleição

A eleição contou com chapa única formada pelos professores Jacimara Villar Forbeloni e Samuel Oiveira de Azevedo. Os professores venceram com 527 dos votos válidos, sendo 65 de professores, 30 de técnicos e 432 de alunos.

A professora Jacimara e o professor Samuel, os novos diretores da Ufersa Angicos, comentaram sobre o momento:

Nosso lema: vamos juntos florescer tem o intuito de trazer a força e ao mesmo tempo delicadeza do semiárido. É preciso o cuidar, o dar tempo, o respeitar para que consigamos passar para um novo estágio de desenvolvimento. Com gestão participativa, transparência na comunicação e valorizando as pessoas. Queremos que as pessoas tenham vontade de estar em Angicos e orgulho de pertencer a Ufersa. Essa vitória possui muitas representatividades, como a garantia do direito de escolha, o respeito ao processo democrático e a confiança numa nova gestão.

A consulta para a escolha dos diretores dos Campi de Angicos e de Caraúbas foi uma decisão defendida desde o início pelo reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, que garantiu manter o processo para que a comunidade pudesse ser ouvida e ela mesmo escolhesse seus novos dirigentes. Pelo Artigo 8º da MP 914/2019, os reitores das universidades federais têm autonomia para escolher e nomear os diretores de campi, mas o Reitor Arimatea abriu mão dessa prerrogativa e deixou a própria comunidade dos campi da Ufersa fazer a sua escolha de forma paritária. “Essa é mais uma liberdade que eu, na posição de reitor, ofereço e garanto para as comunidades dos campi. Pela MP, poderíamos simplesmente ter nomeado os diretores, mas deixamos essa decisão para a comunidade. É o justo e o mais correto a se fazer”, explicou o reitor Arimatea.

A novidade desta consulta é que ela foi realizada via plataforma eletrônica SIGEleição. Esse sistema já é utilizado com sucesso e segurança por outras universidades federais, a exemplo da UFRN, que criou o SIGEleição e que já vem usando há duas consultas seguidas. Cerca de 30 instituições do Brasil também usam o sistema. Nos campi de Angicos e Caraúbas, o SIGeleição funcionou perfeitamente e foi bastante elogiado pela comunidade. Esse mesmo sistema será usado para a consulta de reitor no próximo dia 15 de junho. O reitor deve nomear os novo diretores até próxima sexta-feira (29). A nomeação será publicada no dia 01 de junho no diário oficial.

Com informações: ASSECOM