A Greve da FASUBRA já se aproxima do segundo mês e contamos com a adesão de 39 sindicatos em greve e a busca pela abertura de negociações apresenta um fato novo que deve ser centro das avaliações e atividades que os comandos locais de greve precisam fazer com prioridade no próximo período.

O Acampamento da FASUBRA cumpriu o seu objetivo mantendo a tradição da Categoria em atender ao chamado com participação expressiva das entidades de base, afirmando o acerto do CNG em apontar os dois dias de atividades de massa em Brasília para pressionar o Governo e abrir possibilidades de negociação.O impacto da presença da nossa categoria na capital do país abalou a intransigência do governo.

No dia 06, a passeata pela Esplanada, seguida de ato em frente ao MEC propiciou a visibilidade que necessitávamos. Mais uma vez, a base dirigida pela FASUBRA mostrou seu diferencial e sua capacidade de trazer para o cenário a unidade com outras categorias da educação na medida em que estas nos acompanharam na atividade. Mas a intransigência do Ministro da Educação falou mais alto, contudo no dia 07 quebramos o silêncio do Governo que foi obrigado a receber a representação dos grevistas na Secretaria de Relações de Trabalho do MPOG.

Na madrugada do dia 07 os caravaneiros, sob o comando do CNG/FASUBRA organizaram uma ação muito importante se fazendo presentes em todas as portas e garagens que dão acesso ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que sentindo .a forte pressão feita pela ação dos grevistas da FASUBRA e do SINASEFE e de estudantes, o governo foi obrigado a receber uma representação do movimento.

Na reunião o Secretário de Relações de Trabalho, Sr. Sérgio Mendonça, com a presença do Secretário de Ensino Superior, Sr. Paulo Speller ficou explícito que até aquele momento não havia perspectiva de avanços para os grevistas da FASUBRA em relação à proposta apresentada pelo governo. Mas que as ações da greve impactaram politicamente e solicitaram um prazo de até 15 dias para responder sobre uma possível abertura do processo negocial, pois teriam que abrir um debate interno no governo, para estudar a viabilidade de aumentar a margem para negociação.

O CNG/FASUBRA reunido um dia após as atividades da caravana considerou, por unanimidade, que o balanço das atividades dos dias dia 06 e 07/05 foi positivo. Para o próximo período é fundamental que a base da FASUBRA mantenha a intensidade da greve e as ações junto aos parlamentares e população para ganhar seu apoio.
Portanto, as orientações do CNG devem ser implementadas.

É preciso lutar e é possível vencer, lembrando que conquista se garante com sabedoria!

Foto: Fasubra Sindical

Deixe aqui seu comentário