O Sintest/RN encerra nesta quinta-feira, 20/04, a rodada de assembleias da entidade voltadas à eleição dos delegados ao XXIV Confasubra que acontecerá em Brasília dos dias 17 a 21 de maio.

Durante duas semanas os coordenadores Edson Lima (Geral) e Pedro Neto (Administração e Patrimônio), realizaram uma intensa jornada junto às bases de filiados em Natal e nas cidades do interior onde o sindicato mantém Delegacias e uma Seção sindical em Mossoró. À Coordenação de Administração coube o trabalho de organização das assembleias, envolvendo desde as atividades burocráticas à logística de deslocamentos.

No total o Sintest/RN mobilizou cerca de 400 pessoas, num trabalho que alcançou mais de 300 eleitores de toda a base, o que garante a representação da entidade no XXIV Confasubra com 30 delegados.

Ainda nesta quinta-feira,20, Edson Lima e Pedro Neto, com o apoio da coordenadoras Kalyane Morais (geral) e Priscila Siméia, encontram-se finalizando os trabalhos dessa grande jornada, que encerrou-se com a assembleia realizada na cidade de Pau dos Ferros.

No retorno a Natal, Edson Lima ressaltou a retomada do movimento com vistas à maior articulação politica juntos aos servidores da UFRN e Ufersa, no que considera “uma grande batalha junto à Fasubra no sentido de fortalecer a federação na luta pelos direitos dos servidores, principalmente na busca da reparação das perdas salariais dos últimos 7 anos”. Ressaltou ainda o interesse dos novos servidores que foram bastante participativos nas assembleias dos campi do interior da UFRN e da Ufersa.

Pedro Neto, por sua vez, destacou o interesse da categoria que, atendendo o chamamento do Sintest, prestigiou os trabalhos “elegendo democraticamente seus representantes e reconhecendo a atuação e luta do sindicato na defesa de seus direitos”.

No final ainda ficou registrado a filiação de dez novos servidores e servidoras na base da Ufersa, um balanço final extremamente positivo para a “Maratona XXIV Confasubra”. Agora é organizar a delegação e se preparar para os embates do congresso em maio.

O Confasubra irá reunir representantes de todas as Universidades Federais de 17 a 214 de maio, em Brasília. Durante o encontro a Federação realizará a eleição para escolha da nova direção da entidade para um mandato de 3 anos.

Este momento marca o início da construção do Plano de Ação e Lutas 2023/2024 da categoria e de acordo com o regimento aprovado na Plenária Nacional da FASUBRA realizado em 11 de março, o Confasubra tem o objetivo de:

I – Discutir amplamente as condições de vida, trabalho e salários dos trabalhadores e trabalhadoras das Instituições de Ensino (IE) na defesa de seus interesses;
II – Deliberar posições unitárias e formas de lutas dos trabalhadores e trabalhadoras técnico-administrativos na defesa de seus interesses;
III – Discutir e adotar posições sobre Educação em geral e as Instituições de Ensino em particular;
IV – Discutir as formas de organização dos trabalhadores e trabalhadoras das IE, visando instrumentalizar o movimento sindical destes às exigências da realidade e das lutas políticas, econômicas e sociais dos trabalhadores e trabalhadoras em geral;
V – Contribuir para a organização e consolidação das lutas unitárias dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo;
VI – Alterar o Estatuto de acordo com as necessidades;
VII – Eleger a Direção Nacional da FASUBRA Sindical e o Conselho Fiscal.

As assembleias e seus delegados

Abrindo o calendário de assembleias ao XXIV Confasubra, no dia 11 de abril, o Sintest/RN realizou a assembleia de Natal, no Centro de Convivência da UFRN, a qual elegeu um total de 19 delegados.

Como houveram duas chapas inscritas, a Chapa 1, que obteve 126 votos, levará 14 delegados. Já a Chapa 2, que teve 48 votos, levará 5 delegados.

Santa Cruz: A assembleia, realizada no dia 12 de abril, elegeu 2 (dois) representantes. Com apenas uma chapa concorrendo ao pleito, a Chapa 01 obteve a unanimidade dos 23 votos.

Currais Novos: A assembleia, realizada no dia 13 de abril, elegeu 1 (um) representante. Apenas uma chapa se inscreveu ao pleito e obteve a unanimidade de 15 votos.

Caicó: A assembleia, realizada no dia 14 de abril, elegeu 1 (um) representante. Apenas uma chapa se inscreveu e obteve a unanimidade de 15 votos.

Angicos: A assembleia, realizada no dia 17 de abril, elegeu 1 (um) representante. Apenas uma chapa se inscreveu e obteve a unanimidade de 09 votos.

Mossoró: A assembleia, realizada no dia 18 de abril, elegeu 4 (quatro) representantes. Apenas uma chapa se inscreveu e obteve 34 votos.

Caraúbas: A assembleia, realizada no dia 19 de abril, elegeu 1 (um) representantes. Apenas uma chapa se inscreveu e obteve 11 votos unânimes.

Pau dos Ferros: A assembleia, realizada no dia 20 de abril, elegeu 1 (um) representantes. Apenas uma chapa se inscreveu e obteve 12 votos unânimes.