Os servidores técnico-administrativos da UFRN, reunidos em assembleia geral de greve na manhã desta quarta-feira, 29/05, decidiram pela continuidade do movimento paredista e por ampla maioria votou na aceitação da contraproposta da FASUBRA a ser apresentada ao governo.

A categoria também aprovou uma nota do Comando Local de Greve (CLG), outra em apoio às servidoras assistentes sociais e que a FASUBRA encampe mobilização junto ao autor da PEC 21/2024 em prol da inclusão de todos os auxiliares (não só os de enfermagem), independente do nível de classificação, desde que realize atividades entrelaçadas com o técnico e possua curso específico. A PEC 21/2024 altera o art. 198 da Constituição Federal, para promover o enquadramento dos servidores públicos federais ocupantes do cargo de auxiliar de enfermagem para a carreira dos técnicos de enfermagem.

A contraproposta da FASUBRA

Reajuste salarial:

• 4% (inflação prevista) para 2024;
  • 9% para 2025;
  • 9% para 2026.

Carreira:

• Aumento escalonado dos steps remuneratórios partindo de 4% até alcançar 4,5% em 2026;
  • Utilização do piso do nível E como referência na matriz salarial, as correlações com os pisos dos outros níveis de classificação passariam a ser calculados da seguinte forma:
  1. Piso do Nível de Classificação A, passa a ter uma correlação de 39% em relação ao piso do nível E;
  2. Piso do Nível de Classificação B passa a ter uma correlação de 40% em relação ao piso do nível E;
  3. Piso do Nível de Classificação C passa a ter uma correlação de 60% em relação ao piso do nível E;
  4. Piso do Nível de Classificação D passa a ter uma correlação de 61% em relação ao piso do nível E.

Pauta não salarial:

• Jornada de 30h semanais, sem redução, salarial para toda a categoria;
  • Implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC-TAE);
  • Redução das jornadas de trabalho dos profissionais já contemplados com leis específicas e não normatizadas pelo governo, dentre outros.

Fotos: