DSC_8698_resize

Perto de completar 120 dias de greve, a assembleia desta terça-feira aponta para um possível fim de greve, de forma unificada, conforme orientação da FASUBRA. Tudo vai depender da oficialização, por meio de um termo assinado, do acordo proposto pelo governo federal e aceito pela categoria.

A assembleia aconteceu no estacionamento da Superintendência de Comunicação e reuniu cerca de 400 pessoas. A ampla maioria votou a favor de aceitar o acordo proposto pelo Governo Federal e continuar em greve até que um documento oficial garanta este acordo. Portanto, vale reforçar que a greve continua.

Comando Nacional de Greve

Ontem (21/09) o Comando Nacional de Greve/FASUBRA recebeu a resposta do governo sobre a pauta de reivindicações da categoria e em meio ao recente pacote de medidas que o Governo anunciou, já era de se esperar que a negociação fosse prejudicada. Na prática, o governo deixou a categoria encurralada: ou aceita a proposta ou corre o risco de sair da greve sem nada. Portanto, a FASUBRA chamou as bases da categoria para uma reflexão coletiva sobre esse momento decisivo, bem como a analisar a conjuntura política e econômica do país, que dá ao movimento apenas três alternativas:

01 – Seguir em greve isoladamente na tentativa de melhorar tal proposta, que é de âmbito geral.
02 – Recuar com a greve e não assinar a proposta por ser uma proposta rebaixada.
03 – Assinar o acordo, cuja parte econômica foi imposta, suspender a greve e nos prepararmos para os próximos embates.

Para a FASUBRA e o CNG, após um longo debate e diante do cenário que vive o Brasil, não há mais força para melhorar a proposta que está apresentada na mesa de negociações, restando a opção de centralizar o debate sobre suspender a greve e assinar ou não o acordo. No entanto, a depender dos próximos cortes e ajustes que o Governo Federal fizer, a Federação não descarta a possibilidade de greves em 2016 e 2017.

Desta forma, a Assembleia da UFRN iniciou trazendo à categoria o relato da posição da FASUBRA e em seguida o Comando Local de Greve deu o seu parecer em favor de seguir a orientação da Federação. Vale ressaltar que essa é a greve mais longa da história da categoria e por isso, já se configura como uma vitória ao movimento sindical.

A proposta do governo

* Reajuste de 10,8% dividido em 2 anos (5,5% em Agosto/2016; 5% em Janeiro/2017) mais 0,1% no step em janeiro de 2016 com cláusula de revisão em 2017.

* Correção do auxílio alimentação, saúde e pré-escolar (janeiro 2016).

Após o debate e análise do ponto de vista de diversos companheiros presentes na assembleia, em regime de votação a ampla maioria aprovou pela saída da greve em conjunto com os demais técnico-administrativos das Universidades do Brasil, mas enquanto o acordo não for assinado, a greve continua.

A assembleia também deliberou pela participação de atos em conjunto com o funcionalismo e movimentos sociais contra o pacote do governo Dilma no dia 23/09, além da data da próxima assembleia a ser realizada na reitoria da UFRN, que será dia 29/09, às 8h30.