Desde  a deflagração do movimento no dia 11 de junho até o dia de hoje (19) já são 51 universidades  com técnico-administrativos em greve. Esse número mostra a força da greve que, antes mesmo de completar sua primeira quinzena, já tem quase 100% das universidades paradas.

Na UFRN também podemos sentir  o reflexo disso. Na assembleia desta manhã, realizada no pátio da reitoria, somente pelas assinaturas da lista de presença foi registrado o comparecimento de de 509 servidores. Quem esteve lá sabe que o espaço do pátio foi pouco para todos!

A mesa, coordenada pelo diretor do SINTEST/RN, José Rebouças da Costa e pelos servidores da base José Heronídes e Sandro Pimentel encaminhou a seguinte pauta:

– Aprovação do calendário de atividades da semana;

– Informes;

– Avaliação;

– Encaminhamentos.

O calendário, que foi aprovado pela maioria, você encontra clicando aqui!

Informes Nacionais

Nacionalmente, uma das informações mais importantes é o recuo do Governo Federal em relação à MP 568/12 que, entre outras coisas, reduz os salário dos médicos e os adicionais de insalubridade e periculosidade dos servidores públicos. Já existe um compromisso por parte do relator da medida, senador Eduardo Braga (PMDB-AM) em acolher os argumentos de representantes da categoria  dos médicos e retirar o texto que trata de suas remunerações.

Outro ponto importante  foi a informação de que representantes do CNG/Fasubra seriam recebidos hoje à tarde por auxiliares do Ministério do Planejamento para uma conversa preliminar sobre temas de interesse da categoria.

Informes Locais

Localmente, os dois pontos mais importantes tratados durante a assembleia foram sobre a greve na saúde e a busca pelo apoio do Conselho de Administração da UFRN (Consad) à greve.

Sobre a saúde foi esclarecido que está em andamento uma negociação interna com a Administração Central  para definir sobre escalas nos hospitais durante a greve, bem como os Adicionais por Plantão Hospitalar (APHs). Segundo o Comando Local de Greve (CLG) busca-se um acordo nos mesmos moldes da greve passada, quando garantiu-se 50% do funcionamento dos HUs e a manutenção dos APHs. A administração já assinalou que deseja um percentual reforçado em relação à 2011. É importante ressaltar que o documento que roda nacionalmente, afirmando que servidor em greve não receberá APHs, não tem validade para a UFRN, pois a mesma sequer decidiu sobre a adesão ou não a EBSERH, entidade que assina o ofício.

Sobre o Consad a intenção é que, à exemplo de greves anteriores, aprove-se nota em apoio ao movimento dos técnicos. A próxima sessão do conselho será nesta quinta-feira (21) às 14h30 e deve apreciar o pedido, além de discutir o teor da nota. Vale lembrar que a atividade de greve da tarde de quinta será exatamente a participação nesta reunião.

Quadro local da greve

Durante as assembleias de greve é comum chegarem informações sobre quantitativo de greve nos setores, por exemplo. Na assembleia de hoje as informações foram de que a Superintendência de Infraestrutura decidiu entrar em peso na greve com cerca de 40 servidores parados; a TVU está quase 100% paralisada, garantindo apenas e estrategicamente o funcionamento do telejornal; o setor de contabilidade e finanças está 70% paralisado;  o Centro de Educação aderiu 100%  á greve, depois de reunião com o CLG; e por fim que o gabinete da reitoria conta com cinco servidores na greve.  Destacamos estes números, uma vez que foram os que chegaram à mesa para divulgação, mas importante dizer que há muitos outros setores seguindo o mesmo caminho.

Deliberações da assembleia

– Que a partir de agora seja garantida a realização de todas as assembleia em auditórios, seja na reitoria, seja na saúde;

– Aprovado texto da nota “Conversando com os usuários” para divulgação/explicação sobre a greve à sociedade;

– Autorizado que o CLG elabore nota a ser apresentada ao Consad sobre o apoio da UFRN à greve;

–  Participação em evento  sobre prevenção às drogas, realizada ao lado do local da assembleia, garantindo-se um espaço de sete minutos para fala do CLG explicar aos presentes o motivo da greve;

– Continuidade da greve por tempo indeterminado.

Lembrando que hoje à tarde haverá mobilização nos setores, amanhã pela manhã haverá ato em Santa Cruz e que a próxima assembleia é quinta, na área da saúde.

Blog da Greve: www.sintestrn.org.br/blog