Reunidos em assembleia na manhã desta quinta-feira (11), três servidores foram escolhidos para participarem da Jornada de Lutas do mês de abril, proposto pelo FONASEFE com o slogan: “0% de reajuste não dá!”. Os servidores: Raimundo Nonato Monteiro; Francisco das Chagas Correia Nascimento; Tiago de Araújo Chacon, vão representar a UFERSA em Brasília.

Serão três dias de atividades, começando com uma audiência pública, requerida pela Deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), para debater a greve dos servidores técnico-administrativos em educação de universidades e institutos federais; no dia 17, os servidores públicos federais farão uma grande marcha em Brasília e, por último, o Comando Nacional de Greve deliberou por realizar Ato de Greve da FASUBRA em Brasília com os caravaneiros que estiverem presentes na Jornada de Lutas.

Ainda durante os informes da assembleia, Kaliane Morais, integrante do comando de greve da UFERSA, disse que o acordo de greve está mantido, inclusive que não haverá desconto sobre qualquer auxílio dos servidores e nem corte de ponto. A categoria segue na luta pela reestruturação e, principalmente, por reajuste já em 2024.

Na avaliação de conjuntura, a servidora Franceliza Monteiro, destacou a importância dos técnicos administrativos realmente aderirem à greve “nas últimas semanas, eu estive em alguns setores e pude comprovar que muitos continuam exercendo suas atividades, isso enfraquece e muito a luta do movimento grevista. Nós precisamos parar e fazer com que a sociedade sinta a importância que tem o técnico”, destacou.

“Nós estamos lutando por recomposição salarial, e o reajuste tem que ser imediato porque estamos há sete anos sem reajuste, são perdas irreparáveis, uma defasagem, temos o pior salário, por isso tem um monte de servidores estudando para outros concursos”, destacou Kaliane Morais.